Seu smartphone já não apresenta o mesmo desempenho de quando ele era novo? Anda preocupado com sua privacidade online? Talvez esteja na hora de instalar uma ROM Android customizada!
No passado, quando eu era hard user de smartphones, muitos usuários avançados procuravam custom ROMs para melhorar o desempenho. Hoje, mesmo os smartphones mais simples já oferecem um desempenho satisfatório. Como resultado, a maioria dos usuários de Android que costumava usar e manter custom ROMs deixou de fazê-lo, o que reduziu a disponibilidade dessas ROMs.
Apesar da existência do Project Treble e das ROMs GSI (Generic System Image), que permitem a instalação de ROMs aproveitando os drivers e o kernel padrão do dispositivo, a verdade é que a lista de dispositivos com desenvolvimento ativo de custom ROMs é relativamente pequena em comparação com a variedade do mercado.
Ainda sim, se você tiver o aparelho certo, custom ROMs são uma boa maneira de extrair o melhor desempenho do seu aparelho, ter melhor personalização , e fugir do android lotado de apps pré-instalados pela Google e pelos fabricantes.
Eu sou mantenedor official da pixel experience para o OnePlus 8t e compilo unofficial para o motog 200 ou edge s30
PE é a minha favorita nunca usei stock no meu 8t,