Papirus é um popular tema de ícones que você pode adicionar em seu sistema. Ele é considerado a melhor solução do gênero para Ubuntu em 2022, segundo o site OMG!Ubuntu!.
O tema dá suporte a mais de 7 mil aplicativos, inclusive alguns de Windows populares entre quem utiliza Wine, oferecendo um visual com formas simples, coeso e colorido, tornando o seu ambiente de trabalho mais agradável.
Os desenvolvedores são receptivos, quando usuários pedem um ícone de algum programa não suportado, eles costumam cobrir a demanda rapidamente.
Como instalar o Papirus no Ubuntu
Como o Papirus foi pensado para funcionar no GNOME Shell, Cinnamon, Xfce e outras interfaces baseadas em GTK+ (inclusive há uma versão para KDE, que é pouco atualizada), existem muitas formas de instalá-lo.
Para instalar no Ubuntu 18.04, ou mais recente, adicione o PPA oficial em sua lista de fontes de softwares com o seguinte comando:
sudo add-apt-repository ppa:papirus/papirus
Em seguida, execute:
sudo apt update && sudo apt install papirus-icon-theme
Depois disso, utilize o aplicativo Tweak que está disponível na Ubuntu Software, vá em ‘aparência > ícones’ e selecione o ‘Papirus’. A mudança será imediata.
Como instalar o Papirus no Linux Mint
Instalar o Papirus no Mint é muito fácil, basta executar:
sudo add-apt-repository ppa:papirus/papirus
e
sudo apt update
Em seguida, execute
sudo apt install papirus-icon-theme
Depois disso, você encontrará o Papirus no app nativo “Themes” em três opções.