Pamac: o melhor gerenciador de pacotes?

Confira o post completo no blog: Pamac: o melhor gerenciador de pacotes? - Diolinux

Venha conhecer e aprender a utilizar o Pamac. Um gerenciador de pacotes fantástico para o Manjaro, compatível com snap, flatpak, e para mim um dos melhores softwares da categoria.

10 curtidas

Uma das coisas que me prendeu ao Manjaro/Arch é o PAMAC. Tem tudo!

7 curtidas

Recentemente um bug ao adicionar minha impressora HP deskjet no Ubuntu 20.04 me fez experimentar o Manjaro, que reconhecia e impressora de boa apenas plugando sem fazer nenhuma configuração adicional, eu acabei deixando em dual boot no meu pc com ubuntu onde resolvi o bug da impressora, mas ainda estou aprendendo mais sobre o Manjaro e o fantástico Pamac.
Gosto muito do Ubuntu e do Linux Mint são ótimas distros, e foi graças a elas que hoje sou usurário linux, mas e bem provável que num futuro próximo migrarei para o Manjaro em definitivo, esta vai ser a minha distro padrão, os desenvolvedores estão de parabéns, e recomendo fortemente o Manjaro!

3 curtidas

O Pamac é realmente bom. Mas, creio que hoje o maior problema seja a linguagem que ele usa para algumas coisas, que podem acabar afastando usuários novatos… não são todos que, como eu, gostam de ficar “fuçando” até aprender, sabe? Alguns sentem receio de fazer cagada e etc.

3 curtidas

:thinking: mas isso é uma cópia do Discover , eu ja usava o Aplicativo chamado Discover à anos, mesmo antes de existir os pacotes Snap e Flatpack o Discover ja existia e ja era melhor que o Synaptics, por anos eu procurei algo que automatizasse as atualizações , instalasse programas, e também pudesse ser usado para resolver dependencias, testei o Aptitute via linha de comandos, usei o gerenciador de aplicativos Muon, e por fim gostei do Discover … daí quando surgiu o Snap o Discover foi o primeiro a ser compatível, mesmo antes do site snapcraft existir, depois com os flatpack o Discover passou a ser ainda mais completo, e por fim houve um refinamento do repositório puramente .deb , com alguns aplicativos passando a ter apenas versão snap e Flatpack dentro do Discover, enfim, por anos eu pedi para varias distros adotarem o Discover como lojinha padrão, mas o único projeto que adotou o Discover foi o Biglinux, enfim, é bom saber que no Manjaro alguém criou um fork do Discover , sempre bom saber que alguém gosta das mesmas coisas que eu … parabéns a todos os envolvidos… pena que hoje em dia o mundo ta virando para Distros aue usem Android x86 como base, então com certeza será cada vez menos pessoas usando Distro Linux normal e a cada dia mais pessoas estão usando o Android x86, RemixOS ou o ChromeOS, ou seja, distros baseadas em Android, então, espero mesmo que vejam isso e pensem em criar algo assim para android ( ou seja, um aplicativo tipo lojinha que leve aplicativos Linux Snap e Flatpack para poder ser instalados nas distro baseadas em Android x86

De onde vc tirou isso?

4 curtidas

Claro que não. Aliás, está na matéria do portal Diolinux: “O Pamac é o único gerenciador de pacotes via interface gráfica que é capaz de manipular softwares dos repositórios oficiais tanto do Manjaro quanto do Arch Linux, snaps, flatpaks e AUR”.

2 curtidas

Migrei para o Manjaro há alguns meses. Minha ideia era começar a pegar uma distro de cada vez e usar como único sistema por três meses, para ter realmente um “feeling profundo” de como as coisas são. Contudo, estou tão apegado ao Manjaro que vai ser difícil ir para frente com esse plano, rs.

Uma das principais razões se chama justamente Pamac GUI, que considero uma ferramenta fantástica. Além de gerenciar os repositórios oficiais do Manjaro e do Arch, ele tem suporte por padrão a Flatpak e Snap, permite o acesso facilitado ao AUR e consegue gerenciar dependências opcionais com uma facilidade tremenda. Ah, e é claro: é absurdamente rápido.

Não é perfeito: tive dois problemas com atualizações através dele, no meu desktop, que me obrigaram a usar o terminal. Contudo, foram fáceis de resolver com uma rápida pesquisa no Fórum do Manjaro. É até difícil lembrar quantas vezes precisei do terminal no Manjaro, já que são tão raras. Considero isso excelente! Mostra que o sistema está realmente bem amigável.

Manjaro KDE é a distro nº 1 no meu ranking até o momento. :slight_smile:

5 curtidas