Boa tarde
Estou vindo do manjaro para o Arch, e queria saber se o pamac e o bauh são confiáveis para o Arch, na questão de quebrar o sistema
E também qual dos dois vocês prefeririam e o porque
Boa tarde
Estou vindo do manjaro para o Arch, e queria saber se o pamac e o bauh são confiáveis para o Arch, na questão de quebrar o sistema
E também qual dos dois vocês prefeririam e o porque
Eu cheguei a instalar o Pamac no Arch (2021-05-15), mas tempos depois deu problema, então instalei o yay
(2021-09-19) – e continuo usando até hoje.
No Manjaro, o Pamac nunca deu problema – porque acho que vem do repositório deles, já pronto. – Mas só usei GUI para configurar. – Depois disso, só uso Pamac CLI, até hoje.
Primeiro, atualizo tudo pelo pacman
.
Depois, atualizo o AUR pelo yay
no Arch / pelo pamac
(cli) no Manjaro.
No Arch, hoje:
# date; pacman -Syyu; date
Sun 26 May 07:42:37 -03 2024
...
Sun 26 May 07:48:44 -03 2024
$ date; yay -Sua; date
Sun 26 May 07:57:05 -03 2024
...
Sun 26 May 08:00:02 -03 2024
No Manjaro, hoje:
# date; pacman -Syyu; date
Sun 26 May 09:34:36 -03 2024
...
Sun 26 May 10:03:06 -03 2024
(Ainda vou atualizar o resto pelo pamac).
Entendi, mas esse problema tava relacionado a q
Chegou a quebrar o sistema?
Apenas, o Pamac não funcionava, ou não conseguia atualizar a si próprio… Não lembro direito.
Mesmo depois que passei a usar o yay
, tanto ele quanto o pacman
viviam dando mensagens de erro relacionadas ao Pamac.
Depois que removi o Pamac, tudo ficou mais simples.
Entendi, você já ouviu falar desse Bauh, vejo algumas pessoas falando bem dele, mas nada tão aprofundado não sei se seria uma opção
Eu quero usar o terminal, mas queria testar ou ter algum programa GUI também
Talvez.
Vejo comentários sobre vários “AUR-helpers”. – O que lembro mais é o “paru” – mas não conheço pessoalmente.
Aqui tem bastante informações sobre “AUR helpers”.
O fato básico é que nenhum deles vem “pronto”.
O “roteiro” que encontro nas minhas anotaçoes:
# date; pacman -S --needed base-devel; date
$ git clone https://aur.archlinux.org/yay-git.git
$ cd yay-git
$ makepkg -si
Depois, é só usar:
$ yay -S [PACKAGE] ------ para instalar
$ yay -Sua ------ atualizar só pacotes do AUR !
Muita gente usa o yay
para atualizar o sistema inteiro, mas eu prefiro fazer isso pelo pacman
, que atualiza o sistema (pacotes dos repositórios oficiais) – e no final usar o yay
para atualizar só o que é do AUR.
Entendi, acho q vou usar o terminal mesmo então
Obrigado pela ajuda
É cara, não tem muita dificuldade em usar o próprio Pacman, e quanto ao AUR recomendo o Yay. Enfim, cria uns aliases e vai ser bem mais prático.
Blz, valeu pela dica
No forum do Manjaro tem muita coisa sobre o Pamac, o pamac é ferramenta do Manjaro e no proprio forum manjaro tem Dev do manjaro que não gosta do pamac, um dev diz que que ele consome muita ram, outro diz que ele quando usado para apagar os orphãos ele remove outras coisas sem precisão, outro dev diz que no KDE é para usar Octopi e não pamac, e uns moderadores diz para usar yay, paru etc… legal é a democracia pois os proprios devs reclamam da sua própria ferramenta e esta tudo certo…eu não confio nada no AUR! então ele instalado no manjaro ele é Oficial e não AUR, ja ele instalado no Archlinux ele é AUR, quando eu tentava usar o archlinux eu instalava o pamac somente para remover uns Lixos que o pacman -R (xxxx) não consegue remover, e depois de todos lixos removidos eu tambem removia o pamac e usava o Pacman…
Nunca tive problema com o pamac, mas realmente, vejo muita gente reclamando mesmo no Manjaro, é que eu queria um GUI, mas tendo em vista essas dicas que todos vcs me deram vou ficar com o pacman e yay mesmo
Valeu
Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.