Pacotes Oficial Site ou .deb?

Olá, gostaria de saber a diferença do pacote .deb do site, e .deb da distro por exemplo distro como pop os que é um fork do fork ?

As distro que usa .deb é o mesmo pacote de distro para todas, ou cada distro modifica a sua .deb de cada aplicativo específico, espero ter sido o mas claro possível na pergunta

Por exemplo, um aplicativo de video .deb do site é o mesmo que da distro pop os ?

Assim sendo o aplicatido .deb do pop os é o mesmo que todas as distro debian, ou todos .deb do pop é modificado para ele ?

O .deb de um site pode funcionar no Pop!_OS, mas pode não estar totalmente integrado (como atualizações automáticas ou dependências). Cada distro pode modificar ou empacotar seus próprios .deb, mesmo que o software seja o mesmo. Para melhor integração e estabilidade, é mais seguro usar os .deb do repositório da sua distro sempre que possível.

2 curtidas

Você precisa entender que o PopOS é uma remasterização do Ubuntu, então basicamente aquilo que funciona no Ubuntu também vai funcionar no PopOS se atendidas as condições principais. Por sua vez, uma remasterização é uma imagem personalizada de um sistema, com temas, configurações e pacotes que podem ser diferentes do original.

Já o que se aplica ao Debian nem sempre se aplica ao Ubuntu, ou vice-versa, ou seja: se um pacote .DEB funciona no Debian, ele pode não funcionar no Ubuntu. Embora o Ubuntu e o Debian tenham um determinado parentesco e usem o mesmo gerenciamento de pacotes, a estrutura no background não é a mesma, ou seja, o Ubuntu não é uma remasterização do Debian.

4 curtidas

nem um, nem outro. n s preocupe com o empacotamento, mas com a licença do software. pacotes de código aberto tem manutenção desde que haja alguém responsável por ele. pacotes “semi livres” ou “n livres” ninguém bota a mão e ficam literalmente ao deus-dará quanto a manutenção. correções e atualizações correm por conta do proprietário pois as distros n tem autorização pra fuçar.

os pacotes dos repositorios s recompilados para novas versões da distro. se vc baixar do site, n há nenhuma garantia de que haverá compatibilidade com a distro e nem adianta chorar se algo der errado. vc instala por sua conta e risco, sem choro, nem vela, nem camisa amarela.

se a versão dos repositorios oficiais atender suas necessidades, fique com ela mesmo que seja numa versão mais antiga. se o código for não livre ou livre mas depender de algum outro software não livre, não é responsabilidade da distro. pacotes não livres, idem.

1 curtida

Vamos por partes:

Depende de, em qual “site”, você está pensando. – É “o site” de quem produz o pacote? – Eu confiaria no “site” do Google Chrome, do LibreOffice, do Firefox, do Gimp… mas não, necessariamente, em dezenas ou centenas de outros “sites”.

Eu só uso pacotes dos “sites” do Google Chrome e do Google Earth. – Ao instalar, eles são automaticamente incorporados como “repositórios” – e daí por diante, serão verificados pelo apt, pelo zypper, pelo dnf etc., facilitando as atualizações regulares (muito importantes, pois navegadores são atualizados quase todas as semanas, inclusive por motivos de segurança).

No PCLinuxOS, o LibreOffice vem diretamente do “site” oficial – enquanto minhas outras distros oferecem seus próprios pacotes, nos respectivos repositórios oficiais.

Por outro lado, PCLinuxOS é a única das minhas distros que fornece o pacote Chrome em seu repositório – enquanto nas outras, preciso baixar e instalar do site do Google.

No Void, é diferente, pois oferece o Chrome por um repositório à parte, que não sei muito bem se é “oficial”, ou “semi-oficial”. – Eu baixo o pacote em código-fonte (?), empacoto, e instalo:

cd ~/void-packages/
git pull
./xbps-src pkg google-chrome
sudo xbps-install --repository=/home/flavio/void-packages/hostdir/binpkgs/nonfree google-chrome

Agora, vamos imaginar um pacote “fofinho”, de uma empresa ou desenvolvedor, oferecido no site “fofuras-net”. – Eu teria muito cuidado, antes de baixar e instalar. – Para ser franco, não costumo fazer isso.

As distros “principais” costumam fazer seus próprios pacotes – compatíveis com as “bibliotecas” que oferecem – e isso muda, conforme as versões.

Quando instalei o Synaptic no Debian 10 (Buster), em Março 2020, vieram junto 22 “dependências” – incluindo um “libept1.5.0”. – Em Maio 2024, já no Debian 13 (Trixie), o Synaptic recebeu (mais) uma atualização, e veio junto um “libept1.6.0t64”.

Em Julho 2023, instalei o Synaptic no MX Linux 23 (Debian 12 Bookworm), e veio só 1 dependência: – “libept1.6.0”. – Se eu tentar instalar um pacote .deb de outra distro (ou de outra versão), pode não ser compatível com essa “biblioteca” existente no MX Linux 23.

Os Buntus costumam oferecer seus próprios pacotes .deb, diferentes dos pacotes .deb do Debian – porque usam versões diferentes – e também, um conjunto diferente de “bibliotecas”, a serem usadas pelo aplicativo (dependências).

Além disso, um Buntu 25.04 provavelmente terá um pacote .deb diferente do Buntu 24.10, ou 24.04 – pois cada um tem um conjunto diferente de “bibliotecas” (versões) – e geralmente não são compatíveis, entre um Buntu e outro.

O mesmo vale para um fork, ou para um fork do fork. – É baseado no Debian versão X, ou no Buntu versão Y, ou no Buntu versão Z…?

Essa é a “regra” que obriga cada distro “principal” a fazer seu próprio empacotamento: – A compatibilidade com as versões das “bibliotecas” necessárias – que também são utilizadas por vários outros pacotes.

Se uma distro está usando uma “biblioteca” versão X-0-Y, seus pacotes precisam estar adaptados a esta versão daquela “biblioteca”.

Poder usar versões diferentes daquela biblioteca, é um dos motivos para existirem Snaps, Flatpaks, AppImages etc.: – Esses pacotes trazem suas próprias bibliotecas (é o que ouvi dizer, pois nunca experimentei), e rodam dentro de algum tipo de “confinamento” – para não conflitar com a versão da “biblioteca” usada pela distro.

2 curtidas

Juro que não entendi sua pergunta. O que seria um .deb do pop? PoP é um sistema inteiro e não apenas um pacote .deb (Software). Enfim, .deb são softwares empacotados para serem instalados em distros base Debian que consequentemente usam apt como gerenciador de pacotes (Ubuntu, Mint, Zorin, PoP e etc).
Talvez a sua pergunta seria 'Qual a diferença de um pacote .deb baixado de um site para o mesmo software disponível na loja da minha distro?" seria isso?
Se for essa a pergunta, um .deb baixado de um site geralmente será gerenciado pelo desenvolvedor ou empresa que criou esse .deb e geralmente tem suas atualizações fornecidas diretamente pela fabricante através de um repositório configurado quando vc instalar o .deb. Como exemplo o Google Chrome quando baixado do site oficial.
Pra ficar ainda mais claro: Quando eu instalo o Google Chrome no meu Ubuntu através do site oficial do Google usando seu arquivo .deb, é realizado a instalação do Google Chrome no meu sistema e configurado um repositório gerenciado pelo google que será o responsável por atualizar o Chrome Instalado.
Mas esteja atento que nem todo .deb baixado da internet é seguro ou usará um repositório proprio para se atualizar.