Estou brincando com o Ubuntu Minimal e estou precisando de um esclarecimento. Depois do processo inicial, instalei o gerenciador de sessão e ambiente, e alguns outros pacotes, mas percebo que dessa forma muita coisa fica de fora. Gostaria de saber como fico sabendo quais os pacotes essenciais estão faltando na instalação que fiz, para que assim eu possa escolher e finalizar a instalação personalizada dos pacotes.
É difícil dizer, pois não estamos vendo a sua instalação, e de fato não existe uma aplicação que mostra o que falta, e creio que você mesmo é que pode dizer o que falta, a grande vantagem dessas instalações mínimas é justamente essa, o poder de escolher o que instalar, instalar apenas o necessário pra você. Poderia me descrever as aplicações que você sentiu falta?
O ambiente é LXQT, e sinto falta da opção “editar conexões” no tray da configuração de rede (já instalei o nm-tray e o network-manager manualmente). Fora isto, também sinto falta do ícone de volume no tray. É certo que, se há falta destes itens importantes, provavelmente há outros que não estão aparentes faltando. Gostaria de reconhecer estes itens e escolhê-los para instalá-los a gosto.
Sobre o aúdio,verifique se os pacotes ‘pulseaudio’ e o ‘pulseaudio-utils’ estão instalados, sobre editar conexões, seria interessante saber qual o gerenciador de conexões padrão que o LXQt usa, mas em geral, verifique se o pacote ’ lxqt-config’ está instalado, ou, pode instalar o ‘wicd-gtk’ ou o próprio gerenciador de redes do gnome ou kde para gerenciar as conexões.
o que tem de mais proximo pra resolver seu problema são os chamados “meta-pacotes” que são exatamente isso são pacotes vazios que puxam as dependencias completas pra um ambiente
tem o pacote “lxqt” que ta disponivel no ubuntu 18.10 que puxa todas as dependencias dele,por padrao acho que ele usa o pavucontrol pra audio junto com pulseaudio (esse vc teria que colocar manualmente) ou o kmix ja que o lxqt usa a mesma base do kde
pro KDE temos
kde (KDE Completo)
kde-base (Apenas o basico pra te trazer até o desktop)
do gnome é gnome-desktop-enviroment
e do xfce é apenas xfce…
então na via das duvidas é só pesquisar se existem metapacotes ou “metapackages” para o que você procura…
outra o lxqt só ta disponivel por completo nos repos do 18.10 se tiver usando a LTS tem que subir o PPA:
Olá @over.clk, para você saber o que tem instalado tem muitas formas, vou citar as duas formas mais simples:
Na interface gráfica abra a loja de aplicativos e vá em “Instalados” lá você verá a lista completa de programas do ambiente gráfico que estão instalados e são compatíveis com a loja, com base no que estiver lá, você pode adicionar o que for do seu interesse/necessidade.
Se quiser fazer do modo “hardcore” abra um terminal e digite “dpkg --get-selections” e todos os pacotes instalados no sistema serão exibidos em uma lista, a diferença dessa solução para a anterior é que aqui vai listar 100% do que está instalado e não apenas os pacotes/programas que a loja de aplicativos entende.
Só um complemento, eu fiz alguns testes com Ubuntu 18.04 e 18.10 instalando no modo mínimo e depois no modo completo e na minha opinião, a menos que você realmente não tenha condições (falta de espaço em disco) o Ubuntu entrega uma melhor experiência quando você instala no modo full e remove o que não te interessa.