Pacotes Arch Linux + Cinnamon Desktop Completo

Olá pessoal, como vão?

Há muito tempo já utilizo Linux como sistema principal, e após muitos testes entre distribuições acabei aderindo ao Arch Linux como distro principal.

Para o meu uso uma distro sempre atualizada, com uma WIKI enorme, fórum de suporte, com muitos pacotes e ferramentas disponíveis e o melhor dele sua possibilidade de construir o seu próprio sistema. Bem alguns aqui já conhecem a filosofia da distro.

E o fator que me levou a migrar de vez foi sua poderosa ferramenta archinstall, sim o famigerado script de instalação do sistema. Isso pra mim foi um divisor de de águas dessa distro, e eu mesmo já instalei o arch sem esse script, mas cá estamos em 2025 e porque não usa-la certo?

Em suma, eu gostaria de contribuir aqui com meus centavos sobre o assunto. E como muitos já viram no título do tópico sou usuário do ambiente Cinnamon Desktop, sim temos outros mas para meu uso sempre se integrou melhor com o Arch e suas configurações de ambiente.

De lá para cá, acredito que foram mais de 500 instalações somente no ambiente Cinnamon, sem contar outras DE que acabei testando e por fim encontrei no Cinnamon minha DE preferida.

E após longos e variados testes acabei com uma lista de pacotes que para mim são essenciais e alguns opcionais no Arch, assim tentando ter todas ferramentas e programas disponíveis em um ambiente completo com Cinnamon Desktop.

Alguns inclusive eu não encontrei em outras distros com Cinnamon DE como no EndeavourOS, que faltam alguns pacotes que fazem funcionar por exemplo o gerenciador de senhas e chaves, ou o perfil de energia nas configurações do sistema, e ainda uma ferramenta que captura tela em vídeo como o peek. E ainda um renomeador de arquivos em massa do cinnamon (bulky), ou aquela coisa chamada gnome-online-accounts-gtk.

Sim são coisas minúsculas, mas assim como eu alguns usuários de Arch também sentem falta, que em outras distros como o pŕorio Linux Mint já vem por padrão.

Em resumo, deixo aqui minha lista de pacotes que tenho em mente sempre que vou fazer uma nova instalação do Arch Linux + Cinnamon DE (Sim na parte de pacotes adicionais)

Eu ainda não tenho experiência de como integrar essa lista de pacotes no script archinstall, ou se me falta algum pacote nessa lista.

Clique aqui para visualizar o código
###############################################################
# Lista de pacotes Arch Linux (Cinnamon Desktop) (03/06/2025)
# Lembre-se a WIKI é sempre sua aliada
# https://wiki.archlinux.org/title/Cinnamon
###############################################################

# Compressão
7zip
unrar
unzip
xz

# Sistema
bash-completion
fastfetch
ffmpegthumbnailer
git
man
power-profiles-daemon
reflector
system-config-printer
xdg-user-dirs
xdg-user-dirs-gtk

# Serviços
bluez
cups
touchegg
speech-dispatcher

# Xorg
numlockx
xorg-xkill

# Wayland
wayland
xorg-xwayland
labwc

# Fontes
gnu-free-fonts
noto-fonts
noto-fonts-cjk
noto-fonts-emoji
noto-fonts-extra
ttf-fira-code
ttf-fira-mono
ttf-fira-sans
ttf-ubuntu-font-family

# Adwaita
adwaita-cursors
adwaita-fonts
adwaita-icon-theme
adwaita-icon-theme-legacy

# Cinnamon
cinnamon
cinnamon-control-center
cinnamon-desktop
cinnamon-menus
cinnamon-screensaver
cinnamon-session
cinnamon-settings
cinnamon-translations

# Sistema de arquivos
cifs-utils
ntfs-3g
gvfs
gvfs-afc
gvfs-dnssd
gvfs-goa
gvfs-google
gvfs-gphoto2
gvfs-mtp
gvfs-nfs
gvfs-onedrive
gvfs-smb
gvfs-wsdd

# Nemo
nemo
nemo-audio-tab
nemo-emblems
nemo-fileroller
nemo-image-converter
nemo-pastebin
nemo-preview
nemo-seahorse
nemo-share

# Navegador
firefox
firefox-i18n-pt-br

# Email
thunderbird
thunderbird-i18n-pt-br

# Downloads
transmission-gtk

# Java
jre-openjdk

# Ferramentas
blueman
dconf-editor
file-roller
mate-calc
seahorse
xapp
xed
xreader

# Mídia
mpv
ffmpegthumbnailer

# Gráficos
drawing
gthumb
peek

# Office
libreoffice-fresh
libreoffice-fresh-pt-br

# GNOME
gnome-calendar
gnome-disk-utility
gnome-online-accounts
gnome-screenshot
gnome-system-monitor

# Pacotes AUR
bulky
gnome-online-accounts-gtk
lightdm-settings
yay

Se alguém quiser contribuir, deixo aqui também o GitHub GIST com a lista de pacotes.

Ademais, deixe aqui seu comentário sobre a lista e o que pode ser melhorado.

Obrigado a todos :folded_hands:

6 curtidas