Overclock no notebook, pros e contras?

Estava aqui matutando sobre fazer ou não overclock no meu lindo notebook (Não estou com ele aqui, e a unica coisa que lembro é o processador que é um Intel Inside Duo, mas, não sei nem a geração de cabeça, se necessario, comento certinho a configuração)…
Ja fiz overclock no meu antigo desk, que esta jogado no canto do quarto, mas, eu utilizava windows, por ser um gabinete o resfriamento comparado com meu note é bem maior, e eu desfiz minutos depois por medo dele explodir (kk).
Queria entender se o OC no Notebook pode ser prejudicial, e se conhecem a inteiração do OC com o Linux.
Desde ja, obrigado!

Somente processadores terminados em K aceitam overclock, creio que nenhum notebook vendido no Brasil tenha um desses processadores. De qualquer forma, a esmagadora maioria dos notebooks não tem refrigeração adequada para isso.

4 Likes

Amigo, o Dan Ferreira fala sobre isso em seu canal do YouTube. Dá uma olhada lá.

A base do overclock é o quanto você pode subir e manter uma temperatura segura, sem fritar o processador…
Então você pode primeiro ver os casos em que pessoas subiram no modelo específico ou de mesma família do seu processador, assim você vai ter um horizonte, por exemplo este processador vem de fábrica com clock de 2.0Ghz e sobe até 4.0Ghz com temperatura de 70 graus, seria melhor não forçar tanto ele, então vou deixar em 3.Ghz …
Todavia também pesquise sobre se seu notebook aceita algum upgrade de processador, de repente você pode ter um melhor processamento a baixíssimo custo.

1 Like

Hehehe isso me lembra os bselmods nos Core 2 Duo, já li em fóruns que subiram um E2180 para 3Ghz

@obexxvii
Há um vídeo ANTIGO no canal. Procure lá que você vai achar.
O @Dio explana isso direitinho, lembrando que ele era professor e manja sobre hardware.

2 Likes

Na minha opinião overclock em notebook não vale a pena, porque gerealmente os notes já são bem esquentadinhos, e refrigeração em note é mais limitado comparado ao de computador.

caso eu de um jeito de acoplar um cooler extra, com uma refrigeração decente, e de for possivel fazer o OC, acha que teria mais alguma coisa prejudial?

1 Like

Na verdade overclock diminui o tempo de vida útil do dispositivo, por estar forçando a funcionar acima do que devia, mas geralmente isso não faz o dispositivo queimar no mesmo momento, só fique atento se as temperaturas estiver acima dos 70 graus.

1 Like

Nem me diga eu tenho um pc com core 2 duo, ta rodando o ubuntu server com o emby…ainda penso num OC pra ele…

2 Likes

Qual Core 2 Duo? As linha E7xxx são muito bom para overs, dependendo da placa mãe dá para fazer um pequeno over, o meu Pentium Dual Core atual estar a 3,47Ghz no Cooler Box batendo 70 graus em full.

acho que o meu é um e6300 com clock padrão de 2.66 acho que deve chegar a uns 4 ou 3.5…minha sogra tem um core2duo também, o dela pode ser alterado o clock na bios, melhor que o meu.

2 Likes

Depende do fsb da sua placa mãe a minha suporta somente até 1066mhz nativo e 1333mhz em overclock, eu acho que o seu processador seria esse core 2 duo Processador Intel® Core™2 Duo E6700 (Cache de 4 M, 2,66 GHz, barramento frontal de 1066 MHz) Especificações do produto

2 Likes