Overclock não é mostrado. (linux mint 19.1)

Eu realizei um Overclock que não é apresentado no Linux, queria entender o problema e se tem como resolver.
era pra estar apresentando um clock de 3.4

2 curtidas

Eu acho que é porque esse programa lê as informações do processador e não o status do clock atual, ou seja, ele está lendo as informações normais do processador.

Você pode verificar o clock mínimo, máximo e o atual com esse comando:

lscpu | grep MHz

5 curtidas

image
Esse foi o resultado. ainda sem o aumento de clock.

Seu CPU govevernor está no modo ondemand, é necessário alterá-lo para performance.

Você pode verificar o clock de todos os núcleos em tempo real com este comando:

watch grep \"cpu MHz\" /proc/cpuinfo

2 curtidas

em performance.
image

1 curtida

Esse processador é um Phenom x3?

De acordo com o output do cpufreq-info 2.7GHz é o clock máximo desse processador, esse valor não irá mudar, mas o comando que lhe passei mostrará o clock atual, aparentemente seu overclock não foi aplicado.

É um Atlhon II x3, mesma arquitetura de um Phenon II, o overclock foi feito direto no setup não por soft na SO.

parece que ninguém consegue desvendar esse mistério.

Não tem nenhum mistério, eu fiz overclock para o meu irmão no PC dele, só fiz os ajustes na bios e alterei o CPU governor para o modo performance, o processador está rodando a 4GHz. Algo no seu hardware ou sistema está impedindo que o overclock funcione.

1 curtida

obviamente que existe um mistério aqui, assim que admite que não deveria ter nada de errado, impossível o overclock não ser ativado, é algo vindo da bios, obviamente algum problema nerente o linux.

aqui esta o problema. (cool quiet), o que me cria outro problema, o PC sempre no 100%
image

a ferramenta indicator-cpufreq não inicio.

Seu cooler provavelmente não é adequado para o overclock, verifique a temperatura do processador.

1 curtida

Não necessariamente pode ser algo relacionado a hardware, por exemplo:

Se o sistema de refrigeração for insuficiente não vai rolar

Já tive problemas com isso no meu Pentium Dual Core quando usava o XUbuntu 14.04 o que eu fiz foi desativar o EIST do meu processador Intel porém com isso eu não podia mudar o escalonador dele com o Indicator CPU Freq, sempre ficava á 3.47Ghz, qual a interface gráfica que você estar usando? No XFCE eu usava o plugin de frequência para ver se o over estava aplicado :stuck_out_tongue:

tenta usar o cpu-x, hardinfo…

1 curtida