Outros sistemas semelhantes ao Linux..?

Boa tarde

Estive há alguns dias estudando a “história dos sistemas operacionais modernos” algo tipo “1960 até os dias atuais” e vendo um pouco mais especificamente o Linux e os sistemas “Linux-Based” eis que me veio em mente o questionamento que lhes faço:

Existem outros Sistemas Operacionais com proposta semelhante ao Linux? Cadê eles? O governo chinês considerou criar um sistema próprio semelhante ao Linux? Também teve uma iniciativa do Japão? e o MINIX, não teria potencial para crescer feito um Linux? existindo o Linux faria algum sentido criar um outro sistema com praticamente a mesma proposta do Linux?

Tem Unix (Pai de todos os SOs), FreeBSB rodando por aí, alem dos que vc conhece.
Para nós, usuários de desktop, é Windows (90% do mercado), Linux (5%), MacOS(5%). Todos Unix Based

1 curtida

O Linux em si já é uma recriação dos conceitos do Unix, criado em 1969. Os derivados e análogos do Unix formam um praticamente um universo de sistemas conhecidos como Unix-like.

Fora dessa imagem tem vários sistemas menores/experimentais. Todos eles rodam, pelo menos, os aplicativos de terminal mais simples (como o vi) em comum, e os maiores nomes dessa lista rodam a maioria dos grandes projetos de código aberto que conhecemos do Linux, como Chromium, Firefox, GTK, Qt, Mesa, GIMP, etc.

Variando um pouco, faz bastante. O FreeBSD, por exemplo, vive em grande parte de projetos que não querem cumprir com a GPL do Linux (até onde eu sei, os sistemas dos consoles da Sony desde o PS3 são baseados nele) ou que preferem o projeto da pilha de rede dele.

Apesar do Windows ter puxado alguns conceitos do Unix, especialmente nos últimos anos, ele é fundamentalmente diferente. Tanto o kernel NT dos Windows atuais quanto o de MS-DOS dos anteriores não são derivados nem inspirados no kernel do Unix, e as ferramentas típicas dos Unix-like são claramente “estrangeiras” no sistema.

Além disso, um dos principais engenheiros do projeto do Windows atual é famoso por considerar os Unix-like mal-feitos.

2 curtidas