Outro usuário consegue acessar os jogos do Lutris?

Criei um usuário para meu irmão (ele não está como administrador). Consegui compartilhar a biblioteca da Steam com ele. Porem não consigo fazer o mesmo com o Lutris, ele não roda os jogos que já foram instalados pela minha conta, mais especificamente a Epic Store. Tentei copiar os mesmos dados do lançador da Epic que está no Lutris mas não funcinou.

Os jogos estão em outro HD, pensei que poderia ser algo relacionado a permissões, fiz os ajustes de permissões mas não funcionou.

estou usando o ubuntu 20.04, na minha conta consigo rodar normalmente o GTA 5

Segue o log de quando tento rodar o lançador da epic que configurei no lutri da conta do meu irmão

Running gamemoderun /home/luan/.local/share/lutris/runners/wine/lutris-5.7-10-x86_64/bin/wine /mnt/9cec4cd9-3eb2-4cfb-adf7-a485456c22d5/GAMES_Lutris/epic-games-store/drive_c/Program Files (x86)/Epic Games/Launcher/Portal/Binaries/Win32/EpicGamesLauncher.exe -opengl -SkipBuildPatchPrereq
Initial process has started with pid 39741
Game is considered started.
ERROR: ld.so: object '/usr/$LIB/libgamemodeauto.so.0' from LD_PRELOAD cannot be preloaded (cannot open shared object file): ignored.
ERROR: ld.so: object '/usr/$LIB/libgamemodeauto.so.0' from LD_PRELOAD cannot be preloaded (cannot open shared object file): ignored.
wine: /mnt/9cec4cd9-3eb2-4cfb-adf7-a485456c22d5/GAMES_Lutris/epic-games-store is not owned by you
Game is considered exited.
Initial process has exited.
All children have exited.
Exit with returncode 256

Resposta curta, não. O Wine não inicia em pastas que pertencem a outros usuários, já que pode ser que outro usuário esteja usando aquela simulação do Windows e assim haja “brigas” pelo controle do registro, resultando em arquivos corrompidos.

Existe um jeito de contornar isso, que é basicamente copiar os arquivos de registro e ter eles em nome de seu irmão (assim satisfazendo o requisito do Wine) e depois fazer vocês compartilharem o disco C: simulado:

Na conta de seu irmão:

1. Crie uma pasta vazia.
  2. Vá na pasta prefixo onde sua Epic Games (pode ver com botão direito → Configure → Game Options → Wine prefix no Lutris). Copie todos os arquivos .reg que têm nela para a pasta criada no passo 1. Agora você tem uma cópia dos arquivos do registro em nome de seu irmão.
  3. Abra um terminal na pasta do passo 1, e crie um link básico para as duas pastas de simulação do C:\ do Windows, com o comando
    ln -s /prefixo/epic-games-store/d*/ .
    (troque prefixo pelo caminho completo da pasta prefixo, que você achou no passo 2)

No Lutris do seu irmão, coloque a pasta criada no passo 1 como prefixo da Epic Games. Pronto, agora vocês dois compartilham uma mesma instalação da Epic Games com arquivos de registro separados.

Agora, pro seu irmão conseguir salvar o progresso em jogos da Epic Games sem esbarrar com problemas de permissão, você vai ter que dar permissão para todo mundo ler e escrever na pasta da Epic Games Store “real”, que está em seu nome.

Na sua conta, vá na pasta prefixo (real, a que está seu nome) da Epic Games Store. Botão direito em dosdevices, Propriedades → Permissões → Deixe todo mundo Ler e Escrever. Faça o mesmo no drive_c, e aplique nas subpastas também.

3 curtidas

Valeu vou testar

Muito Obrigado, funcionou.

Só um detalhe. Além desse link simbólico também precisei criar um do: ( drive_c ) que tem lá na mesma pasta que o ( dosdevice)

Novamente muito Obrigado :smiley:

1 curtida

Atualizei o tutorial para dar conta disso.

Valeu pelo aviso!

1 curtida

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.