setup /product server
O sistema operacional Windows 11 da Microsoft verifica diversos componentes de hardware de um PC durante a configuração para garantir que o PC atenda aos requisitos mínimos do sistema. A Microsoft afirma que a mudança foi necessária para melhorar a segurança e funcionalidade do Windows 11. Os críticos argumentam que o Windows 11 funciona bem em sistemas que não atendem aos requisitos e que muitos clientes com Windows 10 e versões mais antigas foram deixados para trás, já que as opções de atualização não estão disponíveis.
De qualquer forma, foram descobertas opções para burlar a verificação dos requisitos do sistema do Windows 11 relativamente cedo. Ferramentas como Ventoy ou Rufus preparam mídias de instalação especificamente para as bypasses, mas também existem opções manuais que os usuários podem utilizar.
Você pode conferir o guia para burlar a verificação do TPM durante a instalação do Windows 11 e este guia sobre como instalar o Windows 11 em PCs com processadores não suportados.
Esses bypasses permitem que os usuários atualizem praticamente qualquer dispositivo compatível com o Windows 10 para o Windows 11. Embora o Windows 11 funcione bem na maior parte, algumas características do sistema operacional podem não funcionar, já que requerem hardware específico. Estes não são componentes críticos.
A Microsoft colocou um aviso, bastante assustador, em seu site, projetado para impedir que os usuários instalem o Windows 11 em dispositivos não suportados. A empresa afirma que não há garantia de que dispositivos incompatíveis recebam atualizações no futuro, incluindo atualizações de segurança. Até indica que danos ao PC “devido à falta de compatibilidade não são cobertos pela garantia do fabricante”.
Este comando burla a verificação de hardware do Windows 11 durante a configuração:
setup /product server
O usuário do Twitter Bob Pony revelou um novo truque nesta semana que permite aos usuários burlar a verificação dos requisitos do sistema durante a instalação do sistema operacional Windows 11 da Microsoft.
Tudo o que precisa ser feito é executar a instalação com o parâmetro /product server
. Uma opção para fazer isso é abrir uma janela de prompt de comando, mudar para a unidade de mídia de instalação do Windows e executar setup /product server
para iniciar o processo.
Embora o parâmetro sugira que uma edição de servidor está sendo instalada, isso não é o caso.
O truque é uma das opções mais fáceis para burlar as verificações de compatibilidade de hardware do Windows 11 durante a instalação. Os usuários que instalaram o Windows 11 em hardware incompatível podem encontrar problemas ao instalar atualizações dinâmicas. Este script deve cuidar disso, para que novas atualizações de recursos possam ser instaladas, mesmo em dispositivos com hardware incompatível.
Palavras finais
Um simples comando, setup /product server, burla as verificações de requisitos do sistema do sistema operacional Windows 11 durante a instalação. Isso pode ser útil para os usuários que desejam atualizar para o Windows 11, mas não podem devido aos requisitos de hardware. O suposto “Windows Refresh” de 2024 não mudará os requisitos de hardware para melhor. Embora seja improvável que a Microsoft introduza requisitos ainda mais rígidos, está claro que a Microsoft não afrouxará os requisitos de hardware.