Oscilação de frequencia alta em distros linux

Ola senhores venho enfrentando um problema de estabilidade com meu hardware ao utilizar distros linux. tenho um desktop antigo com um Petium e2180 ( dual core 2.0ghz de clock) que gostaria de ressuscitar. testei algumas distros como: Lubuntu (Lxqt) e Debian 12 ( xfce) os dois enfrentei o mesmo problema de instabilidade do processador. sempre que executo uma tarefa estressante como, utilizar o browser ou youtube a frequencia do cpu cai drasticamente ( cerca de 500mghz) em ambos os cores, oque faz o uso de cpu disparar e freezar em 100%. coisa que nao ocorre no windows, no windows streaming e videos no youtube funcionam perfeitamente. atualmente estou usando o antiX pois e de longe o mais estavel que testei ate agora, mesmo com esse problema de oscilação de clock. (adendo que normalmente o antix mesmo utilizando o browser fica com menos de 10% de utilização de cpu, quando a frequencia nao cai) ( a temperatura do cpu fica em 60/65 e dos cores 85/90 segundo o lmsensors, nao chegando ao critico para forçar o processador a trabalhar em baixa frequencia.)

1 curtida

Olá @jay, tudo bem contigo?

Essa CPU vai trazer alguns desafios até você conseguir uma experiência “usável” nela, o conjunto é muito limitado mesmo para as tarefas mais simples, se considerarmos os requisitos de navegadores de hoje.

É preciso olhar além dos 90 graus da CPU, é possível que outras áreas como os VRMs estejam aquecendo, o que pode ser um cenário bem propício para thermal throttling e nem toda placa-mãe consegue repassar essa informação para o kernel. Agora vamos ao “Mas não acontece no Windows” — o Windows gerencia seu hardware de maneira bem diferente do Linux, isto posto, o comportamento de um hardware em um SO nem sempre se repetirá em outro.

Uma opção que você pode testar é mudar o governor do kernel para um padrão mais “conservador” e ver se tem um impacto positivo na sua experiência.

Para identificar qual é modelo em uso:

cat /sys/devices/system/cpu/cpu*/cpufreq/scaling_governor

Existem diversas formas de mudar qual governor está em uso, no GNOME eu uso uma extensão [1][2] e para mudar na mão, existem vários métodos possíveis [1][2] que variam de distro para distro.

Provavelmente você terá melhores resultados em estabilidade usando versões mais antigas do kernel, minhas sugestões de distros para você testar são o Bodhi Linux, Peppermint OS e o Linux Lite.

:vulcan_salute:

Dá uma olhada nessa distro. Dá pra instalar no HD/SSD também.

Este tópico foi fechado automaticamente. Novas respostas não são mais permitidas.