Os softwares preservados no Internet Archive correm algum perigo?

Na falta de uma seção do tipo “Diversos” irei postar aqui, apesar de talvez não ser o lugar ideal pela descrição, mas, vamos lá:
image
O Internet Archive tem se mostrado uma excelente ferramenta para resguardar a memória da Informática, em particular da WEB. Nos últimos anos ao tornar-se mais abrangente, vem se convertendo em um excelente repositório também de softwares e não só aplicações com com copyleft, mas, também material comercial/proprietário. Como ficam as questões legais nesse caso ante a nebulosidade das leis internacionais de abandonware nesse terreno cinza que é um repositório público de softwares antigos em desuso?
Exemplos:
https://archive.org/details/vintagesoftware

Como alguém que se importa com história e memória espero que o projeto não corra nenhum risco.

5 curtidas

O Internet Archive é um verdadeiro santuário. Sou muito saudosista e esse site me ajuda muito a voltar a me sentir criança outra vez com as coisas que consigo baixar de lá.

2 curtidas

Não é?! Você encontra verdadeiras raridades por lá, como por exemplo CD-ROMS localizados para o Brasil que eu dava como perdidos, encontrei alguns por lá.

1 curtida

Os softwares devem seguir a linha abandoware nem que for a versão (não faz sentido postar no IA softwares em desenvolvimento), o IA não permite empacotar softwares com cracks então eu penso que não tem motivo pra derrubar

1 curtida

Acho que não, talvez no futuro com os desktops na nuvem, e o unico meio de acessar softwares antigos sejam via Archive.org, as empresas virem o olho para esse site e removam seus conteudos de lá, ou no minimo passem a cobrar para acessar certos conteudos

Eu acho, que alguns desses softwares vão com chaves/serial numbers genuínos e tudo, como é o caso das revistas FullGames. No caso de programas completos distribuídos/comercializados em mídia física por exemplo, tem alguns antigos que nem possuíam nenhum sistema de autenticação.

2 curtidas

Legal, vou fuçar uns joguinhos antigos pra ver se rodam!

2 curtidas

Tem muita coisa boa, inclusive CD-ROMs nacionais como enciclopédias, almanaques, guias, etc. Tem também jogos antigos de MS-DOS, Amiga, X68000, etc que pode ser emulados diretamente do navegador.

2 curtidas

Opaaaaa, verei sim com calma

2 curtidas

os jogos são rodados via streaming

1 curtida

não é bem uma emulação direta do navegador, esses jogos são via streaming

1 curtida

O ruim é que talvez não tenha como salvar, no caso dos mais longos

1 curtida

Mas, eles rodam em emuladores nos servidores, os jogos de MS-DOS por exemplo rodam em DOS-BOX:
Editei para não remeter diretamente aos arquivos.

2 curtidas

kk, desculpa aí, era pra ter escrito navegador, mas escrevi emulador kk

1 curtida

E também tem como fazer download dos arquivos caso necessite localmente.

1 curtida

Sim, sim me desculpa aí, escrevi a palavra errada

2 curtidas

onde fica essa opção? é só pra jogo de DOS?
tava vendo uns jogos de mega drive e não vi essa opção?

1 curtida

Sobre software, vejam isso aqui por exemplo:

Editei para não remeter diretamente ao arquivo.

Genuíno e com serial.

Observação: esse site não é categorizado como pirataria.

2 curtidas

Você tem que entrar na coleção com arquivos executáveis, não na de emulação para ter acesso aos arquivos.

Editei para não remeter diretamente aos arquivos.

Ai por exemplo estão os arquivos, não os jogos já emulados.

@Natanael.755 E como ficam esses casos?

1 curtida

Será que eles poderiam linkar o link para download na página de “emulação” e vice-versa?