Os novos ícones de pasta do Ubuntu 📁

Ubuntu 26.04 traz novos ícones de pasta com visual renovado

A próxima versão do sistema operacional Ubuntu 26.04 LTS, conhecida pelo codinome Resolute Raccoon, começou a receber mudanças visuais importantes. Entre as novidades mais perceptíveis está o novo design dos ícones de pasta, que promete deixar o sistema com uma aparência mais moderna e consistente.

As mudanças fazem parte de atualizações no tema Yaru, o conjunto de ícones e estilos utilizado por padrão no Ubuntu dentro do ambiente gráfico GNOME. O objetivo é melhorar a integração visual e alinhar o design com os padrões mais recentes do desktop Linux.

Pastas com novo formato

Uma das principais alterações está no formato das pastas.
Os novos ícones são mais largos e baixos, substituindo o modelo anterior que era mais alto.

O redesign também trouxe curvas mais suaves e um efeito de iluminação no topo da pasta, criando uma aparência com mais profundidade e um visual mais moderno. A mudança busca tornar os ícones mais consistentes com o restante do conjunto gráfico usado no sistema.

Ícones mais claros e fáceis de identificar

Alguns ícones de pastas específicas também foram ajustados para facilitar a identificação.

Por exemplo:

• A pasta Área de Trabalho (Desktop) agora utiliza um ícone de pasta padrão, em vez de representar um computador.
  • A pasta relacionada a conexões remotas passa a usar um símbolo de nuvem, tornando sua função mais clara para o usuário.

Cores que acompanham o tema do sistema

Outra novidade importante é a forma como as cores das pastas se adaptam ao tema escolhido pelo usuário.

Nas versões anteriores, apenas um detalhe da pasta mudava de acordo com a cor de destaque do sistema. No Ubuntu 26.04, a mudança será mais visível: a pasta inteira poderá assumir a cor do tema ativo, tornando a personalização mais evidente.

Essa alteração ajuda a integrar melhor os ícones com o restante da interface do sistema.

Outras mudanças visuais

Além dos novos ícones de pasta, o Ubuntu 26.04 também deve incluir outras melhorias visuais, como:

• novos ícones para aplicativos do pacote LibreOffice
  • um ícone de calculadora que muda de cor conforme o tema
  • ajustes no tema do GNOME para melhorar a consistência visual do sistema

Lançamento previsto

O Ubuntu 26.04 LTS tem lançamento previsto para 23 de abril de 2026. Como uma versão de suporte de longo prazo (LTS), ela deverá receber atualizações e suporte por vários anos, sendo uma das versões mais importantes para usuários e empresas que utilizam o sistema.

Mais informações e fotos:

4 curtidas

Ah não cara :sob:
Sério, alguem vai ter que forkar o repo e manter os icones de pasta antigos, eram muito mais bonitos!
Enfim, msm usando Debian eu fiquei triste com mais essa da Canonical :joy:

1 curtida

Nem sei o que dizer….. Cada vez mais os icones estâo se tornando iguais em todas as distros, ao adotar o mesmo padrão e temática. Para mim, isso é um retrocesso e descaso com o usuário que escolhe a distro que mais lhe agrada pelo apelo visual. Ao meu ver, essa unificação de design nos leva de volta ao ambiente linux de 1999, onde tudo era sempre super parecido e sem personalizações.

Não achei bonito nem moderno! A cores são feias e os ícones das pastas se parecem com aquelas temas que os ícones são desenhos.

1 curtida

A canonical meio que não tá se importando mais com o desktop, segue os padrões do gnome original altera uma coisa ou outra e nada mais. Mas até que gostei das pastas laranjinha

Eu gostava do tema de ícones do Ubuntu e, sinceramente até acho que a Canonical demorou para adotar algo mais alinhado ao que a maioria das distribuições já utilizam como padrão.

Não uso o Ubuntu há bastante tempo, mas venho percebendo que, há anos, a Canonical deixou de investir em detalhes e novos recursos, mais precisamente desde o fim do Unity. Desde então, a última grande novidade foi o Snap, que acabou se tornando o principal foco da empresa e o maior motivo de críticas também.

Falando em diferenciação, a realidade é que maior parte das grandes distribuições também não tem trazido novidades relevantes no que diz respeito a ícones e aparência, limitando-se, em geral, a adotar o padrão oferecido pelo ambiente gráfico.