Os melhores desktops Linux para um monitor touchscreen

O colunista Miguel Leiva-Gomez listou os melhores desktops para uso com touchscreen. Portanto vale a lei do “gosto não se discute”.

O uso do Linux em um monitor touchscreen percorreu um longo caminho. O recurso foi embutido no kernel mas nem toda distribuição permite uma experiência agradável. Talvez seja preciso escolher as “melhores” para isso.

Então vejamos as indicações do autor:

1. Gnome - funciona bem com uma tela sensível ao toque desde a versão 3.14. A versão 40 integrou ainda mais a alternância entre espaços de trabalho e acesso a visão geral do aplicativo. Também possui ícones grandes e fáceis de tocar. E a maneira como as coisas são dispostas funciona muito bem.

2. KDE plasma - o suporte à tela sensível ao toque melhorou em pouco tempo. As versões mais recentes, com suporte melhorado ao Wayland, tornam o uso do touchscreen mais fácil que no X11. Também funciona no Plasma Mobile.

3. Cinnamon - melhorou drasticamente o suporte ao touch nas versões recentes. Pode não ser tão rápido quanto o GNOME e não funcionar tão bem quanto o Windows, mas é um desktop que vale a pena experimentar.

4. Deepin - desde o lançamento da versão 15.9, a área de trabalho inclui gestos de tela sensível ao toque. Eles melhoram muito a usabilidade da área de trabalho, tornando mais fácil utilizar um monitor touchscreen.

5. Budgie - ainda não permite gestos sofisticados, apenas rolagem básica e clique, que podem ser ampliados usando-se o touchegg e adicionando gestos ao estilo Mac.

Caso tenha mais alguma dúvida, o autor respondeu a estas perguntas no trabalho original:

• posso usar um ambiente desktop diferente do padronizado em minha distro?
  • há mais alguma coisa a fazer para me preparar para o touch no Linux?
  • qual é a melhor experiência “fora da caixa” para touch no Linux?

FONTE: aqui

1 curtida