Os ícones das aplicações não atualizam corretamente no dock

Ubuntu 20.04.2 LTS 64 Bits
GNOME 3.36.8

A exemplo da foto abaixo, desde ontem, o dock não atualiza as aplicações ativas da maneira esperada, ou seja, quando uma aplicação está inativa ou não é favorita, seu ícone não aparece no dock. Às vezes, o dock não exibe nada, em outras situações ele só exibe o ícone depois de 1 minuto ou mais.

Ontem, aceitei atualizações sugeridas pelo Ubuntu Software. Será que alguma delas veio com bug? Tentei pesquisar sobre algum componente do GNOME que pudesse precisar de reinstalação ou algo similar, mas sem sucesso, pois, sendo iniciante, ainda não sei encontrar as soluções para esses problemas.

Desde já, obrigado.

Como é possível ver na imagem, o dock lateral não casa com as aplicações ativas. Não tenho nenhuma aplicação marcada como favorita, logo, as que não têm a bolinha laranja ao lado não deveriam estar permanecendo no dock.

A Ubuntu Software Center, que hoje é a Snap Store com uma logo laranja, é apenas para atualizar os Snaps. Rode no terminal os seguintes comando e reinicie o computador e veja se está funcionando do jeito que você quer:

sudo apt update && sudo apt full-upgrade

sudo apt autoremove && sudo apt autoclean

sudo reboot

Parecia ter se corrigido após os 4 primeiros comandos, eu podia ver o dock atualizado corretamente, entretanto, após o reboot, ele voltou com o mesmo problema. Agora, como eu havia mencionado antes, o dock está num estado em que não exibe nenhum app ativo.

Você chegou a instalar alguma extensão no gnome (além das que vem com o Ubuntu)?

Não me lembro de ter mexido no gnome. Estou com o Ubuntu faz mais ou menos 1 mês. A única mudança que me lembro de ter feito, mas que pode nem ter relação com o problema, foi instalar o nemo-desktop, para poder ter a função Drag & Drop no desktop e no nautilus. Mas essa instalação foi feita muito antes deste problema começar, logo no início da minha experimentação.

Saberia dizer, por favor, qual pacote gerencia a dock? Acredito que seja o ubuntu-dock, certo?

@anon34547030 assume o “bo” ai, expert do Ubuntu. Tá além do meu escopo de conhecimento este caso.

@JG22 sudo apt reinstall gnome-shell parece ter feito o dock exibir os ícones, mas ainda parece levar alguns (± 23) segundos até que o ícone seja exibido ali ou removido. Será que gnome-shell-extension-ubuntu-dock (dependência) está com problemas ou isso é uma perda de performance associada a hardware mesmo?

Qual configuração da máquina em questão?

Qual é a melhor forma de te passar essa informação, por favor?

Quantidade de memória ram, CPU, Gpu, se usa HD ou SSD… O básico.

Memória: 15,5 GiB
Processador: Intel Core i7-7700HQ CPU @ 2.80GHz x 8
Gráficos: GeForce GTX 1050ti
Capacidade de disco: 1,2 TB

Fiz um dual boot, então o Ubuntu está instalado em partição de 250GB de um HD de 1TB.

Bom… o que pode estar dando uma “lerdiada” é o HD. Hd’s de laptop tendem a ser 5400 rpm, mas é bem improvável de ser isso. Pode ser algum problema, até mesmo já conhecido, com a extensão usada no Gnome “pirotécnico” do Ubuntu. Se não der de resolver isso, experimenta usar um flavour do Ubuntu, por exemplo o Ubuntu MATE. Se quiser, usa até uma distribuição com base no ubuntu, mas sem os Snaps como o Pop!_OS por exemplo (que possui uma ISO com os drivers de vídeo proprietários da Nvidia já instalados).

Obs: busque usar versões LTS, pois tendem a ser mais estáveis.

Ubuntu MATE com redmond:

Pop!_OS com dash to panel:

Tente resetar as configurações do gnome com o comando no terminal: dconf reset -f /org/gnome/

Após reinicie e veja se normalizou.

Oi @anon34547030, e obrigado pela resposta.

Continua com o problema.

Agora, também não é possível acessar nada no desktop, onde também parece ter problemas gráficos, digamos assim:

Por exemplo, não consigo remover essa pasta sem título que criei para teste, e nem acessá-la. E ficou uma imagem da pasta sobreposta a outra.

Outro detalhe é o ícone das configurações (engrangem). Já fechei a janela há alguns minutos, mas o ícone permanece ali. Se clico nele, ele abre as configurações.

Ok, vamos tentar o seguinte então: Cria um novo usuário > loga nesse usuário e verifica se ocorre o mesmo problema.
Isso vai servir pra verificar se o problema está atrelado ao seu perfil atual.

expert nda kkk. Sou até ruim de ajudar pois quase n tenho problemas com o Ubuntu.

Entendi. Obrigado pela explicação.

A interface no novo usuário também apresenta o mesmo problema.

Ao alternar para o usuário original, a interface ficou completamente sem texto ou ícones. Reiniciar o computador trouxe de volta o texto e ícones.

Então dessa forma só posso assumir que está ocorrendo algum incompatibilidade com seu hardware ou após vc fazer uma alteração sem perceber, ocasionou esse problema. Atualizações eu não acho q possa ser, apesar que teve hj um update para o Kernel. Eu tentaria reinstalar o sistema.