Será que tem futuro ou é uma mais uma tentativa como as que ocorreram no passado de dar vida nova a uma tecnologia que caminha para a extinção?
Referencial:
Será que tem futuro ou é uma mais uma tentativa como as que ocorreram no passado de dar vida nova a uma tecnologia que caminha para a extinção?
Referencial:
Muito interessante! Depois de assistir o vídeo pensei: Por que não fizeram isso antes? haha parece tão óbvio que é até estranho só implementarem isso agora.
Realmente depois da explicação pensei no mesmo, rsrsrs. Mas, é assim mesmo, depois que é feito a primeira vez parece simples, às vezes me pego a pensar que a solução para muitas coisas deve existir como idéia, apenas esperando para que alguém descubra. É até um pouco frustrante pensar que muitos problemas poderiam ser solucionados de forma simples, estando a resposta diante de nossos narizes, mas, talvez ninguém nunca chegue a solução.
Muito interessante mas acho que não será destinado para mercado domestico visto que utiliza interface SAS. Imagina essa belezinha de 14TB em um servidor
Depois de ler tudo que achei sobre ela, fica claro que é uma baita gambiarra, é literalmente duas Hds em uma tentando reaproveitar o máximo possível de componentes internos, as duas cabeças podem ler e gravar partes diferentes do mesmo setor ao mesmo tempo, o que praticamente duplica a velocidade, e isso é bem interessante.
Porém algumas observações, ela é reconhecida como sendo 2 Hds e não uma só, então a firmware interna não faz uma abstração completa ao sistema operacional para que o mesmo use como se fosse um único disco.
Baseado nisso, fico pensando como ela é utilizada para máxima performance … , posso imaginar que talvez se use uma Raid tipo 0 ou algo assim ? ou será que o próprio S.O. precisa de um drive específico para gerenciá-la ?
Será que outros fabricantes vão se interessar e fazer seus próprios modelos, convertidos para SATA de modo que o usuário doméstico possa utilizar ? e será possível melhorar ainda mais essa tecnologia mantendo um custo benefício ?
Esperar para ver.
Sim, mas, a maioria das tecnologias nascem primeiro no mercado profissional mesmo, se vão chegar às máquinas domésticas ou não depende de outras coisas.
Não, ainda é limitado as agulhas do disco, bem como ao protocolo AHCI, que permite que seja feita um comando por vez e que o buffer armazene no máximo 32 filas de dados.
No protocolo NVME, são 64 mil comandos e 64 mil filas! O ganho se dá por paralelismo, não só velocidade.