Uma mudança significativa está a caminho para os usuários do Google. A empresa anunciou o encerramento de seus domínios regionais, decisão faz parte de uma estratégia de unificação para o domínio global Google.com.
Ao acessar, porcexemplo, “google.com.br”, os usuários serão redirecionados para o Google.com, com o conteúdo em seu idioma. Não se sabe se os Doodles regionais serão mantidos, e as preferências de busca podem precisar ser reconfiguradas.
Ao longo dos anos, o Google aprimorou sua capacidade de fornecer resultados de pesquisa relevantes com base na localização do usuário, independentemente do domínio que ele acessa.
Em 2017, começou a fornecer a mesma experiência com resultados locais para todos os usuários do Search, quer eles estivessem usando o google.com ou o domínio específico do país. Essa melhoria tornou os domínios de regionais desnecessários.
Manter diversos domínios regionais é complexo e custoso. A consolidação para um único domínio pode otimizar a infraestrutura do Google. A unificação para um único domínio criará uma experiência mais simples e consistente para os usuários.
Essa mudança do domínio reflete a forma como o serviço já opera nos bastidores há anos, utilizando a localização do usuário para refinar os resultados, independentemente do domínio acessado.
Isso tem relação com o processo do DOJ?
A descontinuação dos domínios regionais do Google não parece ter uma ligação direta com o atual processo antitruste, movido pelo Departamento de Justiça (DOJ) dos Estados Unidos.
Suas açoes visam, entre outras coisas, forçar o Google a mudar práticas de negócios e, em alguns cenários propostos, até mesmo realizar uma reestruturação de partes da empresa (como a venda do navegador Chrome).
Em um nível macro, ambas as iniciativas fazem parte de uma estratégia de otimizar as operações e responder a pressões regulatórias globais. Mas não há evidências diretas que liguem a decisão de encerrar os domínios regionais ao processo antitruste.
O Google opera em um ambiente global complexo, com diferentes regulamentações e leis em cada país.