Os discos sda e sdb se invertem randomicamente após cada reboot do sistema

O problema é fácil de se descrever: a cada reboot da máquina (utilizo o S.O. Debian 11 Bullseye Testing), é possível que o disco, com suas devidas partições, seja reposicionado de sda para sdb de forma randômica.
É mais possível de acontecer quando restauro um snapshot pelo aplicativo TimeShift, mas em reboots normais também é comum.
Como posso resolver essas inversões periódicas de discos?

Note que utilize o meu sistema com /home separado no meu HD em sdb, enquanto a raíz e swap do sistema são deixados no SSD em sda.

Isso é algo que infelizmente pode acontecer quando dois dispositivos compartilham a mesma conexão (SATA, no caso) e tem pouco (se alguma coisa) a ser fazer a respeito que não envolva mudar o arranjo de componentes no PC.

Se o único problema for a /home e o / se trocando, é possível ver o UUID das partições (com lsblk -o name,uuid no terminal) e usar esses UUIDs em vez do /dev/sdXY no /etc/fstab.

2 curtidas

O ideal mesmo é não usar identificação de disco com sda/sdb/etc para montagem de partições no boot. Mesmo que elas pareçam estáveis, pode ser que ao adicionar um outro disco ou um pendrive durante a inicialização do sistema tudo mude.

Há várias alternativas para especificar discos nos seus scripts ou no fstab. No fstab o mais comum é usar a informação de UUID da partição. Alguns casos raros de especificação de partição via parâmetros do kernel precisam da especificação do PARTUUID pois a informação do sistema de arquivos pode não estar disponível na inicialização do kernel.

Outra opção é usar o ponto de montagem via /dev/disk/ onde se podem encontrar os atuais discos com seus nomes ou identificação de partição. Essas informações só mudarão se vc alterar o particionamento do disco.

Uma terceira opção super elegante é criar uma regra do udev para o seu disco, assim o kernel vai enxergá-lo sempre com um nome que vc escolher, exemplo: Criar uma regra pro disco de sistema sempre aparecer em /dev/root. Claro que essa também é a mais complicada.

1 curtida