Os 5 melhores firewalls de código aberto

Os firewalls são uma das partes mais importantes da segurança da rede, protegendo-a de ameaças externas ao filtrar o tráfego de entrada e saída e decidindo quais solicitações podem ou não passar.

Atualmente, a maioria das organizações usa firewall de código aberto, permitindo entender como o software funciona e alterá-los para atender às suas necessidades transformando-os em soluções específicas.

Os firewalls de código aberto oferecem recursos que a maioria das organizações precisa, são gratuitos e ajustáveis. Além disso, são desenvolvidos e mantidos por suas comunidades, quase eliminando o risco de atingir o fim de vida inesperado.

Outro benefício significativo é serem implantados em qualquer hardware, plataformas virtuais e na nuvem. Alguns vêm com appliances pré-configurados para facilitar ainda mais as organizações.

Alguns dos firewalls de código aberto mais populares do setor são:

pfSense

O pfSense é uma versão gratuita do FreeBSD, projetada para ser usada como firewall e roteador. Com seu gerenciamento unificado de ameaças, balanceamento de carga e recursos multi-WAN, é um dos firewalls mais populares do mercado.

Outra razão para sua popularidade é sua interface web amigável, que torna a administração mais fácil, especialmente para iniciantes e os com conhecimento técnico limitado. A interface do usuário pode até lidar com atualizações de software.

É atualizado e corrigido com frequência para proteger seus usuários contra ameaças conhecidas. É configurado principalmente como um servidor DHCP, servidor DNS, ponto de acesso WiFi e servidor VPN .

OPNsense

OPNsense , desenvolvido pela empresa holandesa Deciso , é um firewall e software de roteamento baseado em FreeBSD. Oferece a maioria dos recursos incluídos em firewalls comerciais ,com os benefícios de código aberto.

Também é atualizado com frequência, protegendo contra as ameaças emergentes mais recentes. Além do suporte a longo prazo, é alimentado pelo Hardened BSD, que se concentra na segurança.

Alguns dos recursos mais notáveis proxy de cache de encaminhamento, modelagem de tráfego, detecção de intrusão e configuração fácil do cliente OpenVPN. Suporta quase tanto hardware quanto o pfSense.

IPFire

O IPFire é uma distribuição Linux reforçada, podendo funcionar como um roteador e um firewall. Vem com um firewall autônomo e um console de gerenciamento baseado na Web, o que facilita a configuração pelos usuários.

Permite que os usuários adicionem serviços de servidor instalando complementos. Usa uma Stateful Packet Inspection, construída sobre o Netfilter. Seu sistema de prevenção de intrusões analisa o tráfego de rede para detectar explorações, vazamento de dados e outras atividades suspeitas.

É uma das soluções mais fáceis de configurar para ser usado como firewall, leve e mantido por milhares de desenvolvedores.

ClearOS

ClearOS , desenvolvido pela ClearFoundation, é uma distribuição Linux baseada em CentOS e funciona como solução unificada de gerenciamento de ameaças. Por meio de complementos, oferece mais de 120 funções configuráveis na interface baseada na web.

Existem três versões, dependendo das necessidades dos usuários: ClearOS Enterprise, ClearOS Home e ClearOS Core. Os aplicativos e serviços gratuitos e pagos do ClearOS são organizados em 6 categorias: Nuvem, Gateway, Servidor, Rede, Sistema e Relatórios.

Os complementos mais populares, chamados “aplicativos”, incluem os de rede e gateway, firewalls e filtros de conteúdo, juntamente com os de servidor (ex: correio, mídia e arquivo/impressão).

Comunidade Endian Firewall

Endian Firewall Community , desenvolvido pela Endian, é uma distribuição de segurança Linux. Funciona como um gateway, roteador e firewall, e pode atuar como proxy para web, email, FTP, SIP e DNS. A solução Unified Threat Management fornece serviços básicos de segurança de e-mail e web.

O Endian Firewall Community concentra-se na usabilidade e é uma das soluções mais simples de instalar, usar e manter, oferecendo recursos adicionais como suporte comercial e acesso à Endian Network.

FONTE: aqui

5 curtidas

Olá,
Tem algum tutorial ensinando como instalar o opnsense em vps? Eu até consegui instalar no Linode, mas não sei como configurar as interfaces de rede.

Todos deve usar o nftables né?