Os 10 ambientes gráficos mais populares do mundo Linux

O que me atraiu foi a forma como ele usa as áreas de trabalho, gostei de ficar jogando os apps para cada uma diferente e só ir mudando pelo atalho quando queria voltar a uma janela específica. Os outros ambientes possuem essa função, mas não era tão explícito e funcional, na minha opinião.

Foi justamente por esse recurso que percebi não gostar necessariamente do gnome e sim da forma como poderia gerenciar as áreas de trabalho, daí o meu interesse em testar um WM (os lindos prints que via ajudou a incentivar também).

O “ruim” do Manjaro i3gaps é que ele vem com o dmenu ao invés do Rofi, isso, para um iniciante, dificulta muitíssimo o uso inicial, visto que para iniciar qualquer app é necessário o nome exato e muita das vezes a gente pesquisa pelo nome fantasia. Hoje me sinto adaptado e uso até sem barra e menus, mas instalar e configurar o Rofi era uma das primeiras coisas que fazia.

Olha como eu deixava o meu Manjaro i3gaps:

A iso oficial do Archcraft vem justamente com o Openbox e o bspwm, podendo escolher no login. O interessante é que a tecla Win já abre o rofi, te poupando o trabalho de personalizar e, o que seria pior, ficar perdido.

4 curtidas