Orientação sobre o Power Settings do Pop-OS

Olá, percebi que no Pop-OS existe a opção de selecionar o “balanço de energia” e a GPU que ele pode usar (Imagem abaixo).

image

Testei as opções e, em algumas a interface e o boot foi bem mais rápido, e em outras nem tanto. Percebi que meu notebook realmente esquenta bastante. Acredito que mais do que deveria, e isso me preocupa. Minha pergunta é: Para conservar o hardware, e estender a vida (do hardware) da bateria, qual seria a opção mais adequada, a mais “equilibrada”? Ou uma boa opção pro meu uso?

Meu uso: Faço doutorado, mas tenho um uso muito variado, desde data science/bioinformática, até design/art com Krita e Blender (que não reconhece minha GPU :frowning:).

Obs: Não tenho desktop, somente esse notebook. Ele é minha Central de Trabalho/Estudo/Lazer.

Specs:
OS: Pop!_OS 21.04 x86_64
Kernel: 5.11.0-7633-generic
CPU: Intel i7-8565U (8) @ 4.600GHz
GPU: Intel WhiskeyLake-U GT2 [UHD Graphics 620]
GPU: NVIDIA GeForce MX110
Memory: 2146MiB / 7843MiB

Modelo: Samsung Expert X50 NP350XBE-XH3BR

Obrigado e desculpe se estou na categoria errada, mas agradeço a atenção e ajuda. :smiley:

Se não me engano, o Pop permite que vc lance o programa podendo escolher a GPU (certo, @JG22?), aí seria usar em híbrido (onde quase tudo roda usando a Intel) e rodar o desejado usando a NVidia…
Sobre o Blender, acho que deveria rodar. Será que é o CUDA, @eddiecsilva?

1 curtida

Boas vindas ao fórum! :wave:

Positivo, Mago do Manjaro!

Sobre essa questão do Laptop não reconhecer a sua gráfica dedicada, creio que basta selecionar o modo “NVIDIA Graphics” e reiniciar, logo eele deve estar ok. Só por garantia, após realizar o procedimento citado anteriormente, rode o seguinte comando e nos mande um print do output, por gentileza:
nvidia-smi

Sobre questão de consumo x aquecimento, minha sugestão é:

  • Use o modo “Integrated Graphics” + “Balanced” :green_circle para melhor duração de bateria :green_circle:
  • Use o modo “NVIDIA Graphics” + “High Perfomance” para o melhor desempenho :red_circle:

Dica: instale o tlp para ajudar a bateria a durar um pouco mais: sudo apt install tlp && sudo tlp start
Dica 2: evite de usar versões não LTS, especialmente; 1- Sendo um usuário não avançado, pois essas versões tem um tempo de suporte bem menor e tendem a serem mais instaveis pois trazem “inovações” em relação as LTS e 2- Por serem menos estáveis, eu não recomendo usar em um abiente de produção, especialmente fazendo um doutorado :sweat_smile:

2 curtidas

Uma alternativa é a extensão CPU Power Manager, ela permite ajustar o clock do processador para economizar energia quando usa a bateria (um ajuste mais fino que o que já vem no Pop)

https://extensions.gnome.org/extension/945/cpu-power-manager/

1 curtida

Mais ou menos na ideia do CPUFreq? Se for, eu ficaria um pouco longe, sendo um usuário não tech savvy. Indiquei o tlp justamente por ser “automático” :sweat_smile: :

1 curtida

É, ele é uma interface pro CPU Freq. Mas tem presets e é bastante simples de usar…

Só não consigo abrir as configurações dele, ainda não foi portado pro Gnome 40

1 curtida

Ah, bem mais tranquilo que imaginei. Porém, eu “apelaria” para esse lado caso as medidas anteriores não fossem o suficiente. Vamos esperar um feedback do AP e ver no que deu…

1 curtida

Tem o TLPUI, mas exige PPA e os artigos que achei são de 2018, aí já viu…

(No Manjaro verdinho do :green_heart: está no repo Manjariando, aí fica molezinha de instalar)

1 curtida

Segundo informações do site da Nvidia, essa GPU possui suporte ao CUDA, agora é necessário confirmar se os softwares necessários foram instalados. Nas versões recentes do Pop!_OS basta executar o comando abaixo e aguardar o termino do processo.

sudo apt install system76-cuda-latest

A System76 criou um guia bem completo sobre como instalar o CUDA no Pop, então, se você tiver dúvidas @pedrohgodoys pode dar uma conferida lá.

:vulcan_salute:

2 curtidas

Desculpe a demora, gente, estive um pouco ocupado. Obrigado todo mundo que respondeu.
Geralmente eu preciso da flexibilidade de escolher com o que rodar, então percebi que a melhor forma pra mim foi a que o @Rodrigo_Chile indicou, usando o modo “Hybrid” + “Balanced”, e com a ajuda do @eddiecsilva para resolver o problema com o Blender (que foi resolvido).

Mas obrigado @JG22 , sempre tem alguns momentos que preciso focar em um ou em outro, e pra isso sua sugestão vai com certeza resolver.
Percebi uma coisa estranha (pra mim, pelo menos). Quando uso NVIDIA Graphycs, + High Performance o WiFi desaparece da barra superior e das configurações. Isso é normal?
A respeito de alterar o clock do processador, realmente, já não sou mais heavy user, e durante o doutorado eu prefiro evitar modular demais as coisas, justamente pra garantir o máximo a estabilidade do sistema.
Segue as imagens que pediu @JG22 , para caso tenham mais alguma observação.

1 curtida

Meu notebook dá conta de fazer as coisas. Acredito que não precise “apelar” tanto, como falou o @JG22 hahaha Mas obrigado pela dica, se algum dia eu precisar, vou saber pra onde ir.

1 curtida

Achei pra Gnome 40 um substituto, o cpufreq - GNOME Shell Extensions, resolve o caso pra quando vc precisa alternar entre tomada e bateria

1 curtida

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.