Oque são OPcodes?

Oque são exatamente Opcodes e pra que servem?
So vi que eles são tipo, um numero determina uma ação no sistema, ok mas
como sabem que numero é esse e como define para fazer essa ação?
e em que ele são usados?
e quando eu pesquisei sobre ele,vi imagens como nomes de comandos assembly(add, sub, mov e etc) e numa tabela com seus numeros representando,mas não entedi absolutamente nada

alguém pode me ajudar com isso?

Eles são definidos pelo padrão da arquitetura de um microprocessador, ou seja, alguém que definiu quais números fariam determinadas ações.

Pra entender isso vc teria que entender sobre arquitetura de software, pois é o elo que liga o programador (software) com o processador (hardware).

1 curtida

Finalmente alguém respondeu ;-;
Enfim, obg deleterium por ter respondido ai,pq fiquei 2 horas esperando ;-; fazer oq ,o tópico fala de um assunto q quase ninguém sabe

Hecker, na verdade todo processador só executa código de máquina, que são zeros e uns. Todo código escrito em qualquer linguagem no fim viram zeros e uns para o processador executar. Em Assembly, que é uma linguagem de baixo nível (código de máquina) as instruções são traduzidas em opcodes, quando em assembly você escreve a instrução add ax, bx na verdade no lugar do add temos o código eb gb 00, isso na arquitetura intel x86 como bem disse o Deleterium depende da arquitetura. Abração.

1 curtida

Pelo jeito vou sofrer pra enteder sobre isso,mas obrigado por explicar !