Ps: A stean do wine abre normalmente mas n consigo mexer em nada.
Continuando…
Linux Mint 19.2 MATE. Você já mexeu em alguma coisa?
Em relação a Steam o próprio Linux já tem a Steam, basta abrir a loja de aplicativos do Linux Mint e procurar. Ou então abrir o terminal Ctrl + Alt + T
e digitar sudo apt install steam
.
A princípio deixe o Wine um pouco de lado, pois geralmente ele exige uma série de configurações para funcionar. Procure utilizar as ferramentas nativas do sistema.
Mexi sim baixei o lutris, qbttorrent, playlinux, wine afins de jogar.
Mexi no básico das configurações do sistema e aparentemente baixei um drive AMD
No inicio o stean estava funcionando normalmente
Bom… admito que ao se tratar de wine, playonlinux, lutris, etc… são coisas que eu não posso dizer muita coisa, pois não utilizo normalmente.
O que eu posso dizer é que procure instalar e rodas seus jogos através da Steam nativa para Linux (sem wine). A steam para Linux tem uma ferramenta chamada proton que possibilita os jogos feitos para Windows rodarem no Linux, obviamente, nem todos os jogos funcionam completamente. Mas existem muitos que ou já foram portados e portanto são nativos para Linux, como muitos outros que são de Windows mas funcionam perfeitamente através do proton.
Dê uma olhada no site: https://www.protondb.com/
Em relação a foto que você me mandou, fique atento que o Linux Mint 19.x tem como “base” o Ubuntu 18.04… logo os tutoriais que você for seguir deve sempre utillizar os relacionados ao Ubuntu 18.04.
Estou tendo problemas ainda só para iniciar o steam, att tentei instalar pelos codigos q vc me mandou mas n consegui abrir