Desenvolver sem ser desenvolvedor? 
Vibe Coding é algo em que eu ainda sou novo, então se eu disser qualquer coisa errada sintam-se livres para me corrigir.
Não sou desenvolvedor e nem tenho planos para seguir carreira nessa área, porém, como entusiasta de desenvolvimento de software e TI em geral, sempre tive vontade de por as minhas ideias de desenvolvimento em prática. O problema é que aprender a programar e se tornar bom nisso demanda bastante tempo e como tenho trabalho para fazer e contas para pagar, fica difícil achar tempo para realmente me dedicar a isso.
É aí que o Vibe Coding entra na jogada. Até aonde eu sei, Vibe Coding é desenvolver código utilizando linguagem natural. Basicamente, dizer para a AI: escreva um código fonte na linguagem “tal” utilizando o toolkit de interface “tal” que faça “isso” e “aquilo”. Você explica pra AI o que você quer que o app faça e como ele deve funcionar e a AI escreve o código para você. Depois, você instala as dependências necessárias para fazer os testes e compilar o código de acordo com a necessidade.
Há algum tempo atrás eu estava precisando de um app para renomear arquivos em massa, então pensei: por que não criar o meu próprio app que funcione como eu quero?
Criando o meu primeiro app
É claro que eu sei que existem muitos apps pra isso, mas naquele momento o objetivo não era apenas renomear arquivos, mas sim me divertir criando o meu próprio app sem precisar dedicar centenas ou milhares de horas estudando programação (até porque eu nem teria tempo pra isso, a vida não deixa).
Dessa “brincadeira” surgiu o Mass Renamer. Um app para renomear arquivos em massa escrito em Python com interface desenvolvida em Qt6 pensado não para ser o mais poderoso - até porque está longe disso - mas sim para ser fácil, rápido e prático de se utilizar.
O quê vocês pensam sobre Vibe Coding?
Gostaria muito de saber o que a comunidade do Diolinux pensa sobre Vibe Coding, já que é um tópico que não vi ser abordado muito aqui no fórum.
Não deixe de dar uma olhada no Mass Renamer, que está disponível em AppImage no Github e pode ser utilizado, teoricamente, em qualquer distro Linux. Até agora só testei no Linux Mint 22.2. Também existe um .exe para Windows lá no Github, porém este ainda está na versão 1.0 com interface construída com o customtkinter
. Funciona da mesma forma, mas o visual é menos moderno e agradável.
Ah e é claro que o Mass Renamer é software livre.
Me conta aí o que vocês pensam sobre Vibe Coding e se vocês já se aventuraram nessa área!