Desenvolver sem ser desenvolvedor? 
Vibe Coding é algo em que eu ainda sou novo, então se eu disser qualquer coisa errada sintam-se livres para me corrigir.
Não sou desenvolvedor e nem tenho planos para seguir carreira nessa área, porém, como entusiasta de desenvolvimento de software e TI em geral, sempre tive vontade de por as minhas ideias de desenvolvimento em prática. O problema é que aprender a programar e se tornar bom nisso demanda bastante tempo e como tenho trabalho para fazer e contas para pagar, fica difícil achar tempo para realmente me dedicar a isso.
É aí que o Vibe Coding entra na jogada. Até aonde eu sei, Vibe Coding é desenvolver código utilizando linguagem natural. Basicamente, dizer para a AI: escreva um código fonte na linguagem “tal” utilizando o toolkit de interface “tal” que faça “isso” e “aquilo”. Você explica pra AI o que você quer que o app faça e como ele deve funcionar e a AI escreve o código para você. Depois, você instala as dependências necessárias para fazer os testes e compilar o código de acordo com a necessidade.
Há algum tempo atrás eu estava precisando de um app para renomear arquivos em massa, então pensei: por que não criar o meu próprio app que funcione como eu quero?
Criando o meu primeiro app
É claro que eu sei que existem muitos apps pra isso, mas naquele momento o objetivo não era apenas renomear arquivos, mas sim me divertir criando o meu próprio app sem precisar dedicar centenas ou milhares de horas estudando programação (até porque eu nem teria tempo pra isso, a vida não deixa).
Dessa “brincadeira” surgiu o Mass Renamer. Um app para renomear arquivos em massa escrito em Python com interface desenvolvida em Qt6 pensado não para ser o mais poderoso - até porque está longe disso - mas sim para ser fácil, rápido e prático de se utilizar.
O quê vocês pensam sobre Vibe Coding?
Gostaria muito de saber o que a comunidade do Diolinux pensa sobre Vibe Coding, já que é um tópico que não vi ser abordado muito aqui no fórum.