Sou um usuário avançado do Linux, gosto do Ubuntu e ele tem sido minha distribuição principal. Também uso outras distribuições, mas o Ubuntu tem um carinho especial.
Já tentei alguns filhos do Ubuntu, como o Linux Mint, mas acabo retornando ao Ubuntu.
Nesse momento, vou da minha opinião e aceito qualquer interação divergente. O Ubuntu é um produto, mas infelizmente o foco dele é serviços e o desktop tem ficado de fora quase sempre.
A Snap Store não tem um bom cuidado, não se comporta como loja de aplicativos e sequer exibe todas as opções de aplicativos disponíveis. Exibe uma quantidade limitada de pacotes Snaps, embora existam muitos Snaps disponíveis. Também está faltando curadoria, pois tem quem publique pacotes vazios apenas como forma de teste e há quem simplesmente publique algo sem dizer o que faz e sem qualquer descrição.
Outra coisa que eu tenho problema com o Ubuntu é sobre a integração entre os aplicativos, pois os aplicativos QT não seguem o modo claro/escuro do sistema. Snaps também tem dificuldades com essa integração dos temas.
Eu acabo por resolver manualmente através de ferramentas como o qt5ct, mas Snaps não tem como mudar se o empacotador não incluiu um tema escuro nos aplicativos QT.
Também, acabo por não usar a Snap Store, embora eu use alguns aplicativos empacotados em Snap. A falta de curadoria e a apresentação meia boca da loja me faz trocá-la pelo Plasma-discover (sim, eu uso ao invés da Snap Store e Gnome Software, que também acho meia boca).
1 curtida
O mesmo pensamento que eu.
Sempre dou preferência para distros Rolling Release, entretanto, o Ubuntu foi a primeira distro que usei. Mas, sempre notei uma falta de integração dos snaps com o restante do sistema.
Funcionam numa caixinha separada do restante do SO. O que você faz no sistema não se aplica a eles, principalmente quanto a customização.
Cheguei a usar o novo Ubuntu 24.04, mas quando vi que a falta de integração dos snaps persistia desisti.
1 curtida
O Ubuntu não vai ser a distro mais bonita nem a que apresenta recursos experimentais. Porém ele vai entregar um Desktop Robusto, funcionalidade e configuração fácil. Acho que as melhores features do Ubuntu hoje são mais internas do que externas (as famosas perfumarias). Desde um melhor ajuste de kernel, melhor detecção de hardware, correções, repositório amplo em um ambiente que te entrega o necessário e não enche teu saco com problemas bobos como falta de codecs, fontes sem renderização de anti-aliasing, ciclo de updates bagunçados e eternos (RR) com risco de quebrar o sistema e etc. O que me faz usar o Ubuntu hoje não é sua beleza ou perfumarias mas o que ele não faz que é não encher o meu saco com problemas bestas que existem em outras distros. Só quero ligar meu sistema e navegar, ver vídeos, instalar facilmente algo que precise e ter acesso fácil a resoluções de problemas. Não quero usar sistemas que eu precise ficar editando arquivos de repositórios para habilita features básicas, ou substituir bibliotecas e editar variáveis para ter uma simples aceleração de vídeo num Firefox, não quero usar meu sistema estável por apenas 6 ou 9 meses e ter que atualizar pra uma nova versão e um novo kernel que podem me trazer problemas e etc. O Ubuntu entrega o básico, mas não um básico qualquer, um básico bem feito e ideal para quem quer realmente que seu sistema simplesmente funcione. Sobre a loja acredito que pode haver melhorias nesse aspecto, porém está claro que o foco do Ubuntu é distribuir tudo via snaps. Eu acabo apenas entrando no site do flathub mesmo e instalando os softwares que quero por lá.
Há um dizer que um bom sistema é um sistema que você não o percebe. Ou seja ele não vai te atrapalhar. E é exatamente assim que eu enxergo o Ubuntu.
Talvez, o Ubuntu seja tipo o Corolla: Não é o carro que mais empolga, mas é suficientemente confiável.
1 curtida
Acho que vc resumiu tudo o q penso sobre ele. É isso!
2 curtidas
Um “Corolla” consegue sobreviver a um update de versão tranquilamente… Já o Ubuntu não kkkkkk
Estou falando mais no uso do Dia a dia mesmo. Se você usar apenas a LTS, sem atualizar de uma versão para outra, o Ubuntu é bem confiável.
1 curtida
É mas suporte de 10 anos é tempo absurdo, e com a Canonical conseguir que Snap seja amplamente utilizado pelos desenvolvedores de software o seu problema de pacotes antigos acaba, ficando somente a base obsoleta e o resto tudo do mais atual. Esse tem sido o objetivo da Canonical.
Rapaz eu estou com o 22.04 a uns 2 anos e sem problema.
Se inscrevendo no plano pro
Não e igual um RHEL que e total
1 curtida
Plano pro é gratuito para 5 maquinas para uso pessoal.
Nossa isso foi forte.
Deu até vontade de chorar, realmente devemos muito ao Debian