Opinião sobre notebook positivo

direto ao ponto: vou comprar um NoBo para “uso normal”. não sou gamer, nem tenho tempo para isso. O que jogo é, no máximo, paciência e mahjongg.

edito textos, navego na internet etc e tal, e serve muito bem video e som integrado. não compensa pagar caro numa “super máquina”.

estou pensando seriamente comprar um positivo com linux (debian 11) e atualizá-lo não é problema pra mim.

pretendo comprar com 2 anos de garantia extendida do fabricante e 3 anos dá pro gasto, contando com 1 ano normal de garantia.

quem tem experiência com nobo positivo pode me contar sua experiência? preciso decidir aqui.

1 curtida

Única experiência com Notebook da Positivo que eu tive em meu dia a dia, foi com um Mobo 5000, um Netbook como qualquer outro e bem competente para o que ele se propunha.

Mas não sei muito dos notebooks da Positivo para uso doméstico hoje em dia (eles me parecem ser meio ruinzinhos, principalmente os mais baratos), mas parece que a linha Master (que é uma linha mais corporativa) é bem competente.

Se for para tarefas mais simples, editar documentos e navegar pela internet um Tablet é mais vantajoso e mais barato principalmente aqueles que tem o teclado de notebook e tela grande.
Com todo respeito rapaz, pegue outra marca como Lenovo, Acer, Asus ou qualquer outro que não seja positivo. Um chromebook mais barato.

É muito mais fácil você fazer uma busca de notebooks baseado no valor que pretende gastar do que em marcas. Assim consegue “filtrar” melhor. Tem bons notebooks AMD no Mercado Livre por menos de 2.600 reais.

qqr marca q n seja cara. o problema n é ser “barato” mas n compensar um “melhor”. comprei “um parrudo” e deu xabu na placa mãe fora da garantia e uso “normal”.

Eu recomendaria os da Dell. Apesar de serem caros, eles vão durar bastante tempo.

Eu usei o meu Dell por 8 anos, e ele só foi dar defeito nesse ano. Mas foi no cabo flat da tela. Já o do meu pai, já tem 6 anos de uso e está funcionando muito bem até hoje.

Mas assim, eu não sei como anda os notebooks atuais da Dell, mas acho que poderia ser uma boa dar uma olhada neles.

1 curtida

Usei dois notebooks da Positivo, fornecidos pelo empregador. Frágeis, mesmo tendo sido pouco movidos de um lugar para outro, mesmo tendo passado pouco tempo em mochilas. O primeiro notebook pifou depois de dois anos, nenhum outro computador portátil que experimentei durou tão pouco.

Para pesquisa na Internet e lidar com textos, planilhas, apresentações e edições simples de imagens, e para curtir streaming e participar de reuniões online, um notebook com Celeron e 4 Gigas de RAM é mais que o suficiente, e é possível levar um desses da Samsung, da Lenovo etc. por menos de 2 mil reais num site de compras confiável.

3 curtidas

Entendo seu ponto de vista mas na “positivo” não é um bom negócio.

2 curtidas

Como é que é, Positivo??? :face_with_raised_eyebrow: Bem, todas as experiências que tive com essa marca foram péssimas, não recomendo.

1 curtida

usei por cerca de 3 anos um positivo dos mais baratos com 32gb de armazenamento e um atom como processador e apesar de ter usado bem, eu não recomendo a marca. Com menos de um mês tive de mandar na autorizada pra substituir a tela, depois (menos de dois anos) a bateria parou de sustentar carga e, por fim, ele morreu de vez. Por mais que seja barato e que seu uso seja o básico, eu não tenho confiança pra indicar essa marca.

1 curtida

Se você precisa de um notebook para uso básico (navegar na internet, editar textos, assistir vídeos) e já tem experiência com Linux, um modelo da Positivo com Debian 11 pode ser uma boa opção pelo preço acessível. A garantia estendida de 3 anos também é um bom ponto. No entanto, verifique as especificações do hardware, pois modelos mais simples podem ter desempenho limitado. A qualidade de construção pode ser inferior a marcas mais caras, mas, se não for exigente com isso, pode ser suficiente para suas necessidades.

2 curtidas

Boa noite rapaz.
Mas isso não seria comprar “gato por lebre” ?
Faltam alguns meses para o lançamento do Debian 13

2 curtidas

pode-se mudar o sources.list para o trixie e trabalhar com o testing até virar stable.

2 curtidas

Baseado na minha experiência, até se provar o contrário, jamais compraria computadores da Positivo. Compraria um basicão da Dell ou da Acer.

2 curtidas

São excelentes apostas. Também tem a Lenovo, mas que é um grande DEPENDE escrito em letras garrafais e impresso num outdoor.

A minha experiência com os notebooks básicos da Lenovo, foi indescritivelmente ruim. Tive um Ideapad G485, lá pelos idos de 2013 a 2016. O notebook tinha um defeito de fábrica que fazia a dobradiça arrebentar a carcaça dele, que começou a se desfazer com um ano de uso. Ah, e por esse defeito, nenhum parafuso se segurava na dobradiça.

Mas a minha experiência com a linha Thinkpad tem sido boa. O meu Thinkpad L390 não me deu grandes dores de cabeça, mesmo considerando que eu comprei ele usado/recondicionado, e dá pra sentir que a estrutura dele é bem robusta. Mas ele tem um defeito: Quando ligo ele, a tela dele demora de 30 a 50 segundos para dar algum sinal de vida e aparecer o logo da Lenovo. Só não sei se é um defeito do meu notebook, por alguma peça que colocaram ou isso realmente ocorre com esse modelo.

2 curtidas

Eu convidei a assistência técnica autorizada da Lenovo a vir a minha casa porque eu descobri que os notebooks vendidos com Linux não ativavam o secure boot (eu queria jogar VALORANT KKKKKKK). Os técnicos ficaram brincando de trocar a placa-mãe na tentativa de resolver o problema, mas a única coisa que conseguiram foi quebrar o touchpad. No final, foi necessário me dar um notebook novo, que segundo a Lenovo demoraria até 30 dias úteis para chegar. Esses 30 dias úteis acabaram se tornando mais de dois meses, e eu tive muito estresse enviando e-mails para a Lenovo.

Nunca me explicaram por que a entrega do notebook demorou tanto, mas lendo o resumo de alterações da última atualização de BIOS eu percebi que a Lenovo dos EUA teve de consertar o problema do secure boot, o que levou bastante tempo.

Superadas as questões acima, eu posso dizer que gosto bastante dos notebooks da Lenovo, porém eu acho que eles brilham muito mais no Windows do que no Linux. Com a exceção dos Thinkpads, o suporte a Linux é zero, você sequer tem atualizações de firmwares.

Eu penso em voltar a comprar um notebook da Dell no futuro justamente porque a Dell é mais amigável a Linux.

Não recomendo notebooks de marcas que não passam confiança na qualidade de construção, pois eu sei muito bem que passar pela assistência técnica é um processo bastante estressante.

3 curtidas

Eles não disponibilizam um Live CD para essas atualizações nas outras linhas?

Sei que atualizei a UEFI do meu Thinkpad assim: com um Live CD que coloquei no Ventoy e que atualizou a UEFI.

1 curtida

Bom dia Jovem, Tudo certo com o senhor ?

Não seria exatamente “comprar gato por lebre”. O Debian 11 ainda é estável e suportado por um bom tempo. o Debian 13 está para ser lançado em breve e pode ser interessante até mas a escolha depende do quanto você prioriza o sistema mais atual e o suporte a longo prazo.

2 curtidas

Cara, eu estou fugindo de Positivo, sugiro que faça o mesmo.
Aquele logo que aparece na tela da Positivo ao ligar a maquina é um firmware próprio da positivo, e o mais bizarro é que ela não fabrica a peça, ou seja se sair att do firmware para a sua MOBO vc não vai conseguir atualiza-la porque o firmware da fabricante não é compatível com o firmware da Positivo na atualização.

Tem outras bizarrices tmb.

2 curtidas

Não, nas outras linhas só dá para atualizar a BIOS usando Windows. Os Thinkpads são tão privilegiados que a Lenovo tem desenvolvedores contratados para desenvolver módulos para os Thinkpads no kernel.

É tão verdadeiro que os notebooks da Lenovo foram feitos para o Windows que a velocidade de rolagem do meu touchpad é ridiculamente alta quando eu uso Linux. O KDE com Wayland tem uma configuração para diminuir essa velocidade, mas mesmo assim a rolagem é mais suave no Windows.

Eu ficaria bastante feliz se o Dolby Atmos dos alto-falantes, o Lenovo Smart Noise Cancellation e o Lenovo Vantage funcionassem no Linux.

2 curtidas