Opera ou Chromium?

Entre esses dois, quais as vantagens e desvantagens que um tem sobre o outro?

Sempre que quero comparar dois equipamentos, programas ou virtualmente “qualquer coisa”, vou ao site SLANT.
É uma ferramenta feita pela comunidade, onde as pessoas entram e dão notas para diversos itens de seus produto favoritos.
No final, você tem um banco de dados gigantesco, com diversas opiniões e um “ranking” sobre diversos itens.
Para este comparativo em particular, acesse este link.
Obviamente que não retratará a preferência dos leitores deste forum, mas dará uma noção do que “o mundo” pensa a respeito.

3 curtidas

Chromium na minha opinião está mais como um navegador base, já que o Chrome e o atual Edge são baseados nele e contém ferramentas especificas, se não me engano o Chrome tem plugins e o flash player (esse vai embora logo) embutido (eu não preciso desses plugins então o Chromium já me supre), Um ponto interessante é que o Opera conta com bloqueador de anúncios embutido e ferramentea VPN embutido, enquanto na minha opinião o Chromium vem mais “pelado” assim de recursos embutido

3 curtidas

Navegador é uma coisa muito pessoal. Sugiro instalar os dois e testar. O Opera, nas versões mais antigas, era muito famoso e bem quisto pela comunidade. Depois os rumos do projeto mudaram e a empresa acabou sendo vendida para um grupo chinês, se não me engano. A engine dele, a Presto, era muito bem falada. Depois eles adotaram a que é usada no Chromium. Sobre o Chromium, todo mundo já sabe nem preciso falar, é, ou era, o projeto open source da Google, que agora se voltou para o Chrome apenas.

Entre os dois, ainda prefiro o Opera. Acho que tem mais opções de personalização e configuração. E ainda conta com uns recursos interessantes, como economia de bateria para notebooks, bloqueador de propagandas nativo (embora ainda precise ser melhorado) e o Speed Dial, que o Opera sempre teve e tem como agrupar sites em pastas, por exemplo. É tipo um histórico só que de rápido acesso.

Uso o Chromium justamente pelo fato dele ser um Chrome de código aberto (pra mim é o melhor navegador), uso um pluggin de terceiros para remover anúncios que está me atendendo muito bem até hoje, consigo classificar meus favoritos em pastas conforme o print abaixo:

Agora o que até hoje eu não arrumei e pretendo arrumar é essa questão da VPN, se existe algum pluggin para isso, estou aceitando sugestões pois não conheço kkkkk mas pelo o que os companheiros disse acima aí, existe e é possível…

Sobre o Chromium eu te afirmo que é ótimo, sobre o Opera eu não posso opinar porque nunca o usei, mas se ele já tem essas coisas tudo integradas nele sem ter a necessidade de ficar instalando pluggins, já o torna um ótimo navegador.

3 curtidas

Eu pensava que só eu fazia esse negócio de pastas no Navegador :rofl::rofl::rofl:

Massa, vou dar uma olhada nesse site, vlw.

O Opera me parece ser mais completo (já que ele usa o próprio Chromium, em sua base). Único defeito do Opera são os vídeos ao vivo do Youtube, que não rola nativamente.

2 curtidas

Eu uso chromium ungoogled( GitHub - ungoogled-software/ungoogled-chromium: Google Chromium, sans integration with Google) por causa da privavidade. Infelizmente não podemos confiar em qualquer browser que seja feito por empresas.

2 curtidas

Dá uma olhada no Vivaldi. Muito bom!

1 curtida

Ele tem aquele problema de rodar algumas coisas que “só rodam no Chrome”?

Interessante eu uso aqui o Firefox Nightly mas também tenho minhas dúvidas sobre funcionamento de privacidade nele, mas na minha opinião ele diferente do Chrome não fica coletando os meus dados escondidos (não tenho certeza pode ser que eu esteja enganado), mas fiquei interessado nessa navegador :stuck_out_tongue:

Eu faço isso no Firefox, meu navegador da internet favorito!

1 curtida