Fala, galera! Tudo bem?
Estou usando o navegador Opera no Linux Mint, mas percebi que nas configuracoes do navegador nao tem a opcao para mudar o idioma da interface para PTBR.
Alguem sabe como resolver isso, por favor? Se alguem souber explique de forma didatica, por favor, leve em consideracao que sou iniciante em Linux.
Obrigado!
para contornar esse incomodo vc terá que editar o lançador do opera, siga os seguintes passos:
- abra o terminal e digite o comando: sudo nemo /usr/share/applications
obs: substitua nemo pelo seu gerenciador de arquivos (thunar, caja ou outro) se o nemo não for o seu gerenciador de arquivos, digite a sua senha, isso irá abrir gerenciador de aquivos em modo root na pasta applications.
- procure pelo icone do opera, selecione-o , feito isso click com o botao direito do mouse na opção abrir com editor de texto.
- ao abrir o arquivo, procure pela linha: Exec=opera %U, altere essa linha para, Exec=opera --lang=pt-br %U, na linha Exec=opera --new-window altere para Exec=opera --lang=pt-br --new-window , na linha Exec=opera --incognito, altere para Exec=opera --lang=pt-br --incognito
depois salve o arquivo, feche tudo e depois abra o opera, provavelmente a interface estará traduzida.
bom, no meu caso isso deu certo.
2 curtidas
Olha, depois que coloquei essa linha de comando que você recomendou no terminal, após pedir minha senha, apareceu o seguinte:
** (nemo:9175): WARNING **: 19:46:31.691: Current gtk theme is not known to have nemo support (Adwaita-dark) - checking...
** (nemo:9175): WARNING **: 19:46:31.720: The theme appears to have no nemo support. Adding some...
ERROR SET META:15 Não há suporte à definição do atributo metadata::nemo-icon-view-auto-layout
Nemo-Share-Message: 19:46:32.349: Called "net usershare info" but it failed: 'net usershare' retornou o erro 255: net usershare: cannot open usershare directory /var/lib/samba/usershares. Error Arquivo ou diretório inexistente
Please ask your system administrator to enable user sharing."
Achei que tinha dado algum erro, já que sou muito iniciante haha, mas abriu também a janela onde eu encontrei o ícone do Opera e editei como você recomendou, consegui alterar as linhas e DEU CERTO!!!
Meu Opera agora está com a interface em PTBR!!!
Muito obrigado!
1 curtida
Olá. 
Seria legal você trazer o testemunho, após o Opera passar pela próxima atualização, de se essa configuração permanece no Opera.
Há relatos de que após atualização o Opera sobrescreve configurações de mudança de idioma (não lembro se é essa configuração específica aí, que acabou resolvendo sua questão
).
Seria legal saber se isso ainda acontece (se é qie já aconteceu mesmo
)… E se acontece com essa configuração que você aplicou.
Até mais! 
Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.