Opera e Firefox têm suporte nativo a Aplicativos WEB progressivos (PWAs, Progressive Web Apps )?

No Chrome, Vivaldi, Edge, Yandex e Brave eu já identifique o suporte nativo de uma forma simples (cada um funciona de um modo um tanto quanto diferente do outro, no que tange a criação, mas, todos são fáceis). Firefox e Opera tem esse recurso já integrado?
Observação: Me refiro à versões para computador.

1 curtida

Nativo eu acho que não.

Até onde eu sei, só usando o Web App Manager.

2 curtidas

Aparentemente é isso mesmo, já procurei em todos os itens dos menus de ambos. Apesar de ter visto artigos, sobre o Opera principalmente, mencionando esses aplicativos como sendo o futuro dos navegadores, não encontrei nada nativo no mesmo e no Firefox, parece que só a base Chromium/Chrome e afins tem o recurso nativamente.

1 curtida

Não tem. Acho q o motivo é: pouco uso real/vantagem.

1 curtida

Esse é um dos motivos que não uso Firefox e Opera, na minha opinião PWA é o futuro dos aplicativos e um navegador que não se preocupa com isso é no mínimo estranho.

1 curtida

Esse é o problema: O Firefox está parado no passado e o Opera não me parece ser confiável.

2 curtidas
2 curtidas

Vai doer o q eu vou falar mas webapps não são e nem tem features killer q abas já não fazem.

Para entender um pouquinho melhor o que é PWA. Progressive web app – Wikipédia, a enciclopédia livre

Pois na minha, são uma feature redundante. Aliás, a perda de produtividade no meu workflow comparando o uso de webapps a usar abas normais é considerável. Ainda mais no Firefox, que modifiquei para que meus atalhos de teclado alternem entre abas, tornando a alternância de tarefas muito mais fácil, enquanto ficar trocando de janelas é uma tarefa mais demorada e cansativa a longo prazo, além de me fazer perder mais o foco.

Amigos, acho que não entenderam o que é PWA, não é apenas questão de aba ou atalho no sistema, vai além disso, é questão tecnologia mesmo, é um conjunto de técnicas que transformam um site num aplicativo igual ao nativo e infelizmente o Opera e Firefox ficam para trás nesse quesito, isso é incontestável.

2 curtidas

Sim eu entendo o que é PWA, porem a implementação dos navegadores para oferecer a opção de criar os PWA’s não trazem vantagens significativas além do que uma mera aba já faz. Ao meu ver apenas altera o workflow para trabalho com janelas. Ex: Loga no open.spotify.com cria um PWA e me fala qual função “killer” ele ganhou que não tem na aba aberta.