Pessoal, blz? Preciso instalar o OpenVpn para acessar remotamente outro computador, já procurei tutoriais mas não tive sucesso e não entendi muita coisa.
Aqui mesmo no forum tbm não achei…agradeço desde já.
Pessoal, blz? Preciso instalar o OpenVpn para acessar remotamente outro computador, já procurei tutoriais mas não tive sucesso e não entendi muita coisa.
Aqui mesmo no forum tbm não achei…agradeço desde já.
Chegou a ver esse tutorial? Em que ponto teve dúvidas?
Fala @MotaC!! Como consigo ter acesso root a pasta /etc/openvpn?
Há algumas formas de fazer isso:
1 - Via terminal, eleja-se root (pode ser necessário redefinir a senha de root):
sudo su
2 - Ainda via terminal, supondo que esteja no Ubuntu, você pode chamar o Gerenciador de Arquivos:
sudo nautilus &
3 - Você já poderia editar o arquivo diretamente ao invés do acesso a pasta, também usando via terminal:
sudo gedit /etc/openvpn/client.conf &
Se algum colega tiver mais alguma sugestão ou correção, por favor podem postar.
Desculpa a demora pelo retorno, consegui criar o arquivo client.conf(adicionei o IP) conforme o tutorial.
Já tenho os arquivos citados na nota, mas não fala o que fazer com eles.
"Nota : Os ficheiros ca.crt , client1.crt e client.crt foram criado no servidor e devem passados para o cliente. Para isso podem, por exemplo, usar o comando scp.
Depois de realizada a configuração basta que que iniciem o serviço carregado a configuração realizada anteriormente.
openvpn –config /etc/openvpn/client.conf"
Realizei o comando acima e retornou isso:
root@marcel-Lenovo:/home/marcel# openvpn –config /etc/openvpn/client.conf
Options error: I’m trying to parse “–config” as an --option parameter but I don’t see a leading ‘–’
Use:
openvpn --config /etc/openvpn/client.conf
opa @MotaC, coloquei o código e retornou isso:
Options error: --ca fails with ‘ca.crt’: No such file or directory (errno=2)
Options error: --cert fails with ‘client.crt’: No such file or directory (errno=2)
Mon May 18 14:33:03 2020 WARNING: cannot stat file ‘client.crt’: No such file or directory (errno=2)
Options error: --key fails with ‘client.crt’: No such file or directory (errno=2)
Options error: Please correct these errors.
Acho que preciso colocar os arquivos na pasta do openvpn, se for isso como faço…porque precisa de acesso root a pasta. Mals ai por ser noob ahahha
Aqui:
Não é necessário usar terminal o tempo todo.
No meu caso é o Dolphin.
então seria sudo dolphin & (somente, ou sudo dolphin & /etc/openvpn/?)
Fiz os dois casos é não consegui colar os arquivos lá
Fiz até com sudo nautilus &
cp [argumento] [origem] [destino]. EX:
sudo cp -p /home/marcel/certificados/*.cert /etc/openvpn
Fala @MotaC obrigado pela ajuda, mas não funcionou…copiei os certificados para a pasta do openvpn e do openvpn/client também para ver se funcionaria.
Só consigo fazer o acesso remoto pelo OpenVpn(client)?
Ola, tudo bem? Vou falar como eu utilizo aqui e você pode adapatar para o seu ambiente.
Eu tenho 2 arquivos, o arquivo de configuração (.ovpn) e o certificado (.pem). Criei uma pasta chamada VPN’s e dentro dela eu separo pelos meus clientes e nessas pastas tem os 2 arquivos que citei anteriormente. Dai é só ir no terminal, entrar no diretorio que tem os arquivos e executar sudo openvpn *nomedoarquivo*.ovpn
, vai pedir a senha do sudo logo após o usuario e senha da vpn e pronto, só esperar conectar.
O erro é muito simples, você não adaptou o arquivo client.conf para os seus arquivos. Você deve inserir os nomes corretos dos seus certificados neste arquivo (linhas 3, 4 e 5).
Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.