[OpenSuse][xRDP] - Dúvidas e problemas de configuração

Pessoal,

Tenho um notebook Dell com OpenSuse Leap 15.5 que acesso via RDP do meu Desktop (Windows 11).

Observações:

• Para o acesso RDP, utilizo o XRDP…
  • Utilizo essa estratégia pq o RDP me permite utilizar meus 3 monitores, já que o note não tem entradas suficientes para eles!

Atualmente estou tendo 2 problemas e gostaria da ajuda de vcs pra tentar resolver…

1. Uso de Microfone
    Eu tenho um microfone HyperX Quedcast instalado diretamente no OpenSuse, mas não consigo usá-los quando faço o acesso remoto…

2. Uso de Webcam
    Semelhante ao item 1, mas agora é uma Webcam Logitech c920…
    Não consigo usar ela no acesso remoto!

Em ambos os casos eu estou utilizando para teste o Google Meet (via Chrome)…
Se eu estiver acessando diretamente pelo notebook, tudo funciona corretamente, mas no acesso remoto não estou tendo êxito!

Curiosidade: Eu utilizo um Headphone Bluetooth da Sony conectado diretamente no Notebook e ele funciona corretamente (testei no Google Meet, Spotify e Youtube).

Já tentei mexer nas configurações do Windows pra ver se mudava algo, mas sem sucesso…
Também já pesquisei sobre o assunto em outros fóruns, mas não encontrei nada…

Se alguém puder me ajudar a resolver isso, ficarei muito grato!

Isso que ele quer fazer se der certo não seria uma vulnerabilidade? ter acesso a webcam e microfone de outro hardware pela rede não é seguro devido que num ataque o atacante poderia espionar o usuário.

@aguamole , não creio que seja vulnerabilidade, pois esses dados vão ser trafegados pelo protocolo RDP. Então o Windows e o Linux estabelecem uma relação de segurança um com o outro…

Mas não sou um expert no assunto, então posso estar errado! xD

Vale lembrar que isso que eu quero fazer funciona perfeitamente qnd o acesso RDP ocorre de Windows pra Windows!

Não compreendi sua duvida, você está querendo que sua WebCam e Microfone instalada no seu notebook usando openSUSE faça captura de Audio e Video remotamente no Windows? ( se for o caso, via protocolo RDP creio que isso não seja possível, teria que usar outros ferramentas de acesso remoto como Anydesk ou Teamviewer ).

Entretanto, nunca gostei do XRDP devido ao desempenho do mesmo, recomendo testar o Remmina que é muito mais solido.

@tiagoquintino , bom dia.

Eu uso uma estação Windows para acessar outra estação Linux.
Para isso, uso o RDP do Windows (no Linux tenho o XRDP instalado).

Na estação Linux, eu tenho conectados um Mic HyperX e Webcam Logitech (ambos em portas USB), que desejo utilizar enquanto faço o acesso remoto.

Esse tipo de uso funciona bem de Windows para Windows (já utilizo assim com outra estação Windows). Contudo, estou tendo dificuldade em fazer essa mesma estrutura funcionar no cenário que descrevi acima (Windows acessando o Linux via RDP).

Se não ficou claro, por favor, me digam pra que eu possa trazer mais detalhes.

Desde já agradeço a ajuda de toda a comunidade!

Abs.

Eu acho a forma mais pratica da seguinte forma.
Linux para Windows → Remmina
Windows para Linux → VNC

Não espere uma boa experiencia de área de trabalho sobre o protocolo RDP, mesmo usando XRDP.

Este tópico foi fechado automaticamente. Novas respostas não são mais permitidas.