OpenSUSE Tumbleweed, uma distro Linux que fica como você quiser

A SUSE é importante entre servidores, mas sabia que ela também possui uma distro para os usuários domésticos? Conheça o OpenSUSE Tumbleweed, para quem curte um sistema super atualizado.

1 curtida

Estou usando em uma VM, pra sair da zona de conforto .deb. Quando estiver OK, talvez instale. Notei um problema, que talvez não seja do Opensuse em si e sim do Gnome: quando uso o Bleachbit em Wayland ele não roda,. Tive esse mesmo problema no Debian 12 e mudando pro Xorg ele funciona normal. Só no Ubuntu. 22.04 ele roda de boas no Wayland.

1 curtida

Instalei o Leap em Jan 2017, fiz vários upgrades de versão, até que em Jun 2019 resolvi fazer upgrade para Tumbleweed, que uso até hoje (em dualboot com outras distros).

Já são 7 anos, sem nenhum problema com “/” em BtrFS e “/home” em XFS.

Os “instantâneos” (snapshots) já me salvaram de 1 grande desastre, quando alguma coisa falhou durante uma atualização, e não conseguia mais carregá-lo. – Escolhi um “instantâneo” anterior, carregou de boas – e a vida prosseguiu, sem qualquer dificuldade.

Importante: - Os “instantâneos” se acumulam, mesmo configurando para manter só os 2 mais recentes, por isso exige mais espaço na partição-raiz “/”. – Uso 30 GB nas partições das outras distros, mas para o openSUSE Tumbleweed fiz uma de 50 GB – e hoje acho que poderia ter feito maior.

Os “patterns” (padrões) instalam tudo que seja minimamente “recomendado”, o que tem 2 consequências importantes:

• Todos os aplicativos já vêm com todos os recursos possíveis e imagináveis. – Você raramente precisa instalar algum complemento ou módulo adicional. – Já vem tudo super-completo.

• Isso acaba instalando coisas demais, que muitas vezes você nem vai usar. – É o que chamam de “inchaço” (bloat). – Isso também contribui para precisar de uma partição maior do que outras distros.

No final das contas, espaço em disco não é uma barreira tão difícil. – Vale cada centavo, ter uma distro tão completa, instalando todos os recursos dos Aplicativos de uma vez só.

Todos os pacotes (a distro inteira) são testados automaticamente pelo “openQA”, e nunca tive qualquer problema devido aos upgrades sucessivos do Leap – nem no Tumbleweed, onde as “atualizações” comuns são substituídas por upgrades contínuos.

Mas estou falando de uma instalação com poucos pacotes do repositório Packman (só o “Essentials”, para codecs não-livres) + Google (Chrome, Earth) – sem Nvidia, sem super-jogos etc.

Concordo 100% quando @eddiecsilva fala em “alto padrão”. – É uma BMW, um relógio suíço, daí pra cima.

3 curtidas

Talvez seja a melhor alternativa para quem curte o Arch Linux.