OpenSUSE tumbleweed login automatico erro!

Ao executar um pacote no tumbleweed ele simplesmente não abriu, ficou com a tela totalmente escura, deu erro e eu não consiguia sequer encerrar processos ou “killar”, enfim… resetei o pc e depois da tela de login ( que esta configurado em automático) ele tenta começar de onde parei, ou seja, ele reabre o pacote que travou o sistema e a tela que travou o sistema novamente! Sou novato, e mudei de vez para o Linux, e diferente das outras vezes que tentei migrar não vou desistir por nada! Escolhi o tumbleweed porque achei a melhor distro, e uma das coisas que eu queria era justamente a função de começar de onde parei! Me ajudem por gentileza!

Olá. Qual o programa que está causando esses travamentos? E qual ambiente gráfico está usando? Se for o KDE Plasma, como eu imagino, pois ele tem uma opção para salvar a sessão, isto é, reabrir os programas que estavam abertos antes de você desligar. E você vai ter que dar um jeito de tirar esse programa da inicialização para conseguir usar seu computador.

Enfim, aguardamos as informações do seu sistema para poder buscar uma solução.

1 curtida

Eu cliquei em um exe do windows acho que era um jogo, estava vasculhando os arquivos das outras unidades dai ele tentou abrir com o wine (eu acho).
Ja consegui resolver algo parecido uma vez, mas foi usando a atualização pelo pendriver ( como se fosse atualizar pelo pendriver) mas ai deu um pau na rede e ele ficava dando rede limitada e ninguém conseguiu me ajudar, o que resultou em reinstalação! Mas nao e possível que tenha que ser assim sempre no linux, tem que ter outra forma! Mas enfim, como faco pra limpar o login, pra iniciar sem recuperar? E isso que queria saber?

Como instalou o Suse, qual foi o sistema de ficheiros que atribuiu ao disco? (btrfs), se sim pode recuperar através do snapper durante o arranque e escolher o penultimo snapshot e reiniciar o sistema.
Se foi com EXT4, tem algum backup dos seus dados?

1 curtida

Ext4 e não tenho backup!

Se vc está fazendo login em X11, tente Wayland. Senão, tente o contrário.

1 curtida

Qual é o ambiente gráfico? Sem essa informação vai ficar mais difícil ajudar!

1 curtida

Nao entendi o termo, pode ser mais claro?

E o plasma!

Na hora de fazer o login tem um botção (acho que embaixo à esquerda) onde mostra o tipo de sessão que vc vai iniciar. Clique ali e escolha um método diferente.

1 curtida

Então… sei que tem, o problema é que ao aparecer a tela de login ele ja vai entrando no sistema por conta do logon automatico!

Você não consegue alternar para o tty CTRL+ALT+F7 ?
Se conseguir você pode em modo texto tentar renomear o exe que você clicou (para que no próximo login ele não encontre o arquivo) ou ver como desabilitar o login automatico via linha de comando.

1 curtida

Então vc vai precisar logar em modo texto e alterar a configuração de programas a serem reiniciados na inicialização do plasma:

• Ctrl+Alt+F1 (ou F2 até F7, dependendo do seu computador)
  • Faça seu login
  • Edite o arquivo “~/.config/ksmserverrc”: nano ~/.config/ksmserverrc
  • Apague o conteúdo da chave [Session: saved at previous logout]
  • Salve e feche o arquivo (Ctrl+O, Ctrl+X)
  • Reinicie o servidor gráfico, imagino que seja o “sddm”: sudo systemctl restart sddm
1 curtida

So para todos ficarem cientes estou tentando tudo o que vocês postam ok? Assim que eu tiver um resultado positivo eu ja aviso!

Talvez desativar temporariamente o login automático pode ajudar, possibilitando você alternar entre o Wayland e o X11, como mencionado pelo @Deleterium.

Acesse um console TTY, pressionando Ctrl + Alt + F3. Depois execute sudo yast2. Assumindo que seu sistema esteja em português-br, acesse o menu Segurança e usuários > Gerenciamento de usuários e grupos. Depois selecione Opções técnicas (para isso pressione Alt + s), e em seguida Configurações de login. Selecione a opção Login automático (pressionando TAB), e desmarque essa opção (pressionando Espaço). Depois vai selecionando OK (com TAB e Enter), até sair, e reinicia com reboot.

1 curtida

Gente, boa noite.
Voltei aqui pra dizer que não deu certo!
Tentei de todas as formas mas nada funcionou!
A última coisa que tentei foi abrir o Ubuntu ir ate o arquivo “~/.config/ksmserverrc” sugerido pelo Deleterium e fazer o que ele havia dito, mas quando dei boot novamente na esperança de dar certo tive o mesmo resultado! Inclusive deleitei o jogo e tudo mais, apaguei a chave como sugerido mas infelizmente nada!

Estou agora no Ubuntu mais uma vez, e acho que irei ficar por aqui, pois é uma pena!
Um erro tão grotesco, onde tentei de todas as formas resolve-lo mas não foi possível.
Adorei usar o OpenSUSE tumbleweed, mas são coisas como essas que desanimam os novos usuários, ter que formatar duas vezes o mesmo sistema por falhas que poderiam ser resolvidas automaticamente como os erros críticos do windows.
Vamos ver se no futuro eles conseguem algo, pois tentei até o suporte e não obtive resposta.

Agora aos meus amigos do forum… o que acham? deixo aberto ou fecho?