Ao executar um pacote no tumbleweed ele simplesmente não abriu, ficou com a tela totalmente escura, deu erro e eu não consiguia sequer encerrar processos ou “killar”, enfim… resetei o pc e depois da tela de login ( que esta configurado em automático) ele tenta começar de onde parei, ou seja, ele reabre o pacote que travou o sistema e a tela que travou o sistema novamente! Sou novato, e mudei de vez para o Linux, e diferente das outras vezes que tentei migrar não vou desistir por nada! Escolhi o tumbleweed porque achei a melhor distro, e uma das coisas que eu queria era justamente a função de começar de onde parei! Me ajudem por gentileza!
Olá. Qual o programa que está causando esses travamentos? E qual ambiente gráfico está usando? Se for o KDE Plasma, como eu imagino, pois ele tem uma opção para salvar a sessão, isto é, reabrir os programas que estavam abertos antes de você desligar. E você vai ter que dar um jeito de tirar esse programa da inicialização para conseguir usar seu computador.
Enfim, aguardamos as informações do seu sistema para poder buscar uma solução.
Eu cliquei em um exe do windows acho que era um jogo, estava vasculhando os arquivos das outras unidades dai ele tentou abrir com o wine (eu acho).
Ja consegui resolver algo parecido uma vez, mas foi usando a atualização pelo pendriver ( como se fosse atualizar pelo pendriver) mas ai deu um pau na rede e ele ficava dando rede limitada e ninguém conseguiu me ajudar, o que resultou em reinstalação! Mas nao e possível que tenha que ser assim sempre no linux, tem que ter outra forma! Mas enfim, como faco pra limpar o login, pra iniciar sem recuperar? E isso que queria saber?
Como instalou o Suse, qual foi o sistema de ficheiros que atribuiu ao disco? (btrfs), se sim pode recuperar através do snapper durante o arranque e escolher o penultimo snapshot e reiniciar o sistema.
Se foi com EXT4, tem algum backup dos seus dados?
Ext4 e não tenho backup!
Se vc está fazendo login em X11, tente Wayland. Senão, tente o contrário.
Qual é o ambiente gráfico? Sem essa informação vai ficar mais difícil ajudar!
Nao entendi o termo, pode ser mais claro?
E o plasma!
Na hora de fazer o login tem um botção (acho que embaixo à esquerda) onde mostra o tipo de sessão que vc vai iniciar. Clique ali e escolha um método diferente.
Então… sei que tem, o problema é que ao aparecer a tela de login ele ja vai entrando no sistema por conta do logon automatico!
Você não consegue alternar para o tty CTRL+ALT+F7 ?
Se conseguir você pode em modo texto tentar renomear o exe que você clicou (para que no próximo login ele não encontre o arquivo) ou ver como desabilitar o login automatico via linha de comando.
Então vc vai precisar logar em modo texto e alterar a configuração de programas a serem reiniciados na inicialização do plasma:
- Ctrl+Alt+F1 (ou F2 até F7, dependendo do seu computador)
- Faça seu login
- Edite o arquivo “~/.config/ksmserverrc”:
nano ~/.config/ksmserverrc
- Apague o conteúdo da chave
[Session: saved at previous logout]
- Salve e feche o arquivo (Ctrl+O, Ctrl+X)
- Reinicie o servidor gráfico, imagino que seja o “sddm”:
sudo systemctl restart sddm
So para todos ficarem cientes estou tentando tudo o que vocês postam ok? Assim que eu tiver um resultado positivo eu ja aviso!
Talvez desativar temporariamente o login automático pode ajudar, possibilitando você alternar entre o Wayland e o X11, como mencionado pelo @Deleterium.
Acesse um console TTY, pressionando Ctrl + Alt + F3. Depois execute sudo yast2
. Assumindo que seu sistema esteja em português-br, acesse o menu Segurança e usuários > Gerenciamento de usuários e grupos. Depois selecione Opções técnicas (para isso pressione Alt + s), e em seguida Configurações de login. Selecione a opção Login automático (pressionando TAB), e desmarque essa opção (pressionando Espaço). Depois vai selecionando OK (com TAB e Enter), até sair, e reinicia com reboot
.
Gente, boa noite.
Voltei aqui pra dizer que não deu certo!
Tentei de todas as formas mas nada funcionou!
A última coisa que tentei foi abrir o Ubuntu ir ate o arquivo “~/.config/ksmserverrc” sugerido pelo Deleterium e fazer o que ele havia dito, mas quando dei boot novamente na esperança de dar certo tive o mesmo resultado! Inclusive deleitei o jogo e tudo mais, apaguei a chave como sugerido mas infelizmente nada!
Estou agora no Ubuntu mais uma vez, e acho que irei ficar por aqui, pois é uma pena!
Um erro tão grotesco, onde tentei de todas as formas resolve-lo mas não foi possível.
Adorei usar o OpenSUSE tumbleweed, mas são coisas como essas que desanimam os novos usuários, ter que formatar duas vezes o mesmo sistema por falhas que poderiam ser resolvidas automaticamente como os erros críticos do windows.
Vamos ver se no futuro eles conseguem algo, pois tentei até o suporte e não obtive resposta.
Agora aos meus amigos do forum… o que acham? deixo aberto ou fecho?