Fala galera! Ultimamente, ando me apaixonando cada vez mais com esta distribuição, porém ao tentar utilizar snap e flatpak, como dito no título, não aparece os ícones na barra de tarefas e no lançador de aplicativos. No caso do flatpak, mesmo já tendo reiniciado o notebook, o terminal apresenta o seguinte:
**Note que os diretórios **
’/var/lib/flatpak/exports/share’
’/home/diego/.local/share/flatpak/exports/share’
não estão no caminho de pesquisa definido pela variável de ambiente
XDG_DATA_DIRS, portanto, os aplicativos instalados pelo Flatpak podem não
aparecer em sua área de trabalho até que a sessão seja reiniciada.
Já se instalo algum app que está no repositório, ta tudo certo. Alguém já teve esse mesmo problema ou saberia me ajudar?
para os flatpak’s, basta encerrar a sessão após o primeiro flatpak instalado…para snap talvez precise reiniciar
Não meu bom, infelizmente, isso ocorre mesmo após a reinicialização, mesma coisa com os snaps
Deixei ali só “mesmo ja tendo reiniciado”, daí editei e atualizei pra ficar mais claro.
Tá melhor do que eu, tive problemas com snaps e flatpaks, nenhum dos dois eu consegui iniciar os aplicativos no openSUSE Tumbleweed…
Eu não lembro como fiz, pq fiz faz algum tempo, no Krypton (versão Bleeding Edge do Tumbleweed), mas consegui instalar o Chromium em snap pelas instruções da Snapcraft e apareceu normal pra mim… se fiz algo diferente, não lembro, mas a lista de coisas a fazer era um tanto longa
1 curtida
Aqui um exemplo, o Chromium mesmo… seguindo os passos pra mim apareceu:
No Flathub seria assim:
https://flatpak.org/setup/openSUSE/
(Fiz na versão 32 Bits do OpenSUSE Tumbleweed Krypton em VM)
1 curtida
Se o flatpak realmente se integrasse ao sistema e seguisse o padrão ao invés de inventar moda…
Tenta adicionar no arquivo .profile
na sua pasta pessoal ( /home/diego/
) (se não existir crie):
export XDG_DATA_DIRS=${HOME}/.local/share/flatpak/exports/share:/var/lib/flatpak/exports/share:${XDG_DATA_DIRS}
2 curtidas
Não rolou aqui meu bom… Adicionei exatamente o que tu colocou e não deu… Muito bizarro. Sendo que quando eu usei das últimas vezes, o flatpak funcionava de boas e o snap que ficava meio nebuloso no sistema.
Eu realmente não quero migrar pro Neon ou pro Kubuntu, não que sejam distros ruins, longe disso pois adoro as duas só que a que eu mais gostei foi essa devido a algumas funcionalidades e experiências. Diego is sad
Tô com o Tumbleweed instalado aqui na VM, de noite tento e vejo se dá bom…
O problema não é a distro, do contrário aconteceria com todos. Não acho saudável ficar recomendando pular de distro em distro por pouca coisa, do contrário nunca vai parar em sistema nenhum por cada problema que encontrar…
3 curtidas
inclusive meu tw e leap em VM estão ok
2 curtidas
Tem razão, @fastos2016 … retiro o que disse… vamos tentar achar uma solução aqui, @DiegoIbiasFachel
1 curtida
CARACA, como assim?? Isso de fato é muito estranho. Nunca tive esse tipo de problema
E olha que sou Dhopper profissional. Tava quase parando quieto, hehe. Pois é, eu estou procurando muito em fóruns gringos também, vídeos, alguma informação pra cruzar com o que estamos argumentando aqui. Com certeza alguma parada deve ter. Dúvido muito que seja algo relacionado ao meu hardware. Então partiu
tente o seguinte:
rm -rf /var/lib/flatpak/repo
depois adicione novamente o flathub:
flatpak remote-add flathub https://flathub.org/repo/flathub.flatpakrepo
@fastos2016 @Natanael.755 @Rodrigo_Chile
Galera, consegui concertar da forma mais inusitada! Não acreditarão… Não sei explicar, porém foi por acaso, fiz duas vezes pra garantir e foi isso mesmo: Trocar o processador gráfico.
Após instalar tudo, meu notebook é híbrido. Uso normalmente direto na Nvidia, tive que sair de casa pra ver a namorada aqui, troquei a placa pra poupar bateria e de repente… Voilà!
Pode ser um bug do meu modelo (Acer A515-51G-58VH, Nvidia GeForce 940MX). Tudo bombando aqui
1 curtida
Contrariou o Barão de Itararé:
De onde menos se espera, daí mesmo que não sai nada
1 curtida
Mais uma atualização pessoal que ao meu ver, seria interessante ao tópico. Infelizmente, não rolou a gambiarra que falei aqui por muito tempo pois ao alterar as placas de vídeo, deu xabu de novo e então, fiz todos os métodos sugeridos aqui porém sem efeito. Reinstalei o openSUSE Tumbleweed, porém agora com a interface Gnome. Estava até então usando o Plasma e constatei que o meu problema só tinha com a interface plasma, o gnome não demonstrou o problema com snaps e flatpaks aqui. Muito estranho de fato, mas pelo menos, posso usar o meu sistema operacional favorito. Posso sair da SDA com mais vontade desta vez de não ter uma recaída.
1 curtida