Entenda a razão pela qual o openSUSE Leap não deverá mais oferecer suporte ao BIOS legado e qual a opção para quem deseja permanecer no ecossistema utilizando VMs ou hardwares antigos.
se a suse e outras empresas forem esperar que os usuários não dependam mais de hardware antigo, ou qualquer coisa antiga, ainda estaríamos usando a máquina de escrever dos flintstones. lembro daqueles computadores “populares” dos anos 2000, numa época que eram mais caros que hoje, e deu em nada. lembro do lançamentop da endless para um computador que conectava na tv para “massificar” o uso do computador e também deu em nada.
muitas pessoas se preocuparam e fazer algo mais “simples e popular” e deu em nada. de que adianta ficar suportando bios legada se já está do arco da velha? é o mesmo problema de ainda dar suporte ao i486, por exemplo, quando já acabou há muito. só alguns anos atrás retiraram o suporte ao i386 do kernel… pode isso?
eu sou a favor de acabar não só com a bios legada como outras velharias que o kernel ainda suporta. quem compra celular em 10 vezes no cartão, pode comprar um pc novo. não tem desculpa. vejam se a sansumg ou outras fabricantes lançam smartphone sem tela para, conectar na tv de tubo de sua casa?
A pergunta é:
Por que o openSUSE Tumbleweed , por exemplo, continuará suportando BIOS legado?
Um bom exemplo são os Disquetes. Até 2019, isso era manutenido no Kernel. Apenas pararam de manutenir, pois o responsável sequer tinha acesso a um drive físico para testar.
Sim, mas o autor da matéria não disse do porquê de continuarem dando suporte ao BIOS legado, no openSUSE Tumbleweed ,
https://diolinux.com.br/noticias/opensuse-leap-fim-bios-legado.html
Porque diferente do Tumbleweed, o Leap é uma versão “pós” SUSE Linux(SLE), ou seja, o Leap recebe os updates que vem do SLE. É como acontecia no caso do CentOS com o RHEL.
Cada versão do opensuse é uma equipe diferente, o tumbleweed é a base pra todas as outras(slowroll, microos, aeon etc…), poderíamos dizer que tipo, o SUSE Linux é baseado no Tumbleweed e o Leap é baseado no SUSE deu pra entender? Por isso que todas as outras versões ainda vão ter suporte a BIOS Legacy exceto o SUSE(SLE) e o Leap.
Salve! Tudo bem contigo?
As notas oficiais da SUSE não citam as outras versões de sistemas que eles mantêm, abordar isso no momento seria apenas especulação.