OpenSUSE Leap Micro: sai de campo a versão 5.5 e entra a 6.1

O openSUSE Leap Micro 6.1 chegou em campo, oferecendo uma plataforma ainda mais robusta e segura para trabalho em contêineres ou ambientes virtualizados, permitindo um alinhamento com o SUSE Linux Enterprise Micro de novos recursos e atualizações de segurança.

image

A principal novidade foi o lançamento do novo pacote opensuse-migration-tool, que simplifica a migração entre versões do openSUSE Leap Micro de forma suave e sem traumas, acompanhado das atualizações de segurança regulares.

O openSUSE Leap Micro é uma versão comunitária do sistema operacional SUSE Linux Enterprise Micro, que aproveita os componentes de segurança e conformidade do SUSE Linux Enterprise (SLE). Organização parecida com o Fedora para o Red Hat.

As opções de instalação do openSUSE Leap Micro 6.1, via site oficial pode ser por uma das seguintes imagens: de auto-instalação, Pré-configurado (cru), de Disco totalmente Criptografada (crua), Pré-configurada (qcow), VMware e de Pacotes para sistemas de 64 bits e AArch64 (ARM64).

Para instalações via USB, o openSUSE Project recomenda o uso da imagem de autoinstalação, única opção disponível a partir do openSUSE Leap Micro 6.0 pois os instaladores tradicionais não são mais suportados.

A versão openSUSE Leap Micro 5.5 chegou oficialmente ao fim da linha e deve ser substituída o mais rapidamente possível pela 6.0 ou 6.1, garantindo as atualizações de segurança e upgrades liberados pelo projeto.

image

Fonte: link no texto e na imagem