Olá olá, recentemente voltei ao mundo Linux após ter ficado 3 anos afastado desse meio. Voltei ao Windows no início de 2023, pelo fato de na época usar uma gtx 550ti que tinha um péssimo suporte ao kernel linux, tendo travamentos sempre e era impossível rodar em uma distribuição rolling release. Nesses 3 anos, eu troquei o meu hardware e evolui finalmente para um R5 4600G, AMD, vocês já sabem né, nenhum problema em relação a drivers de vídeo, então resolvi voltar ao Linux, sempre gostei e o Windows já tava começando a me trazer problemas.
Entre 2020-2022, eu tive minha era distrohopper, saindo do ubuntu 20.04, passando por Solus OS, Pop_Os, Fedora, endeavourOS, Kubuntu, KDE Neon, Debian e outras milhões de distribuições que testei na minha máquina e em um pequeno notebook que tinha aqui. Na época que testei o OpenSUSE tumbleweed, eu curti muito, atualizações constantes, mas com uma base relativamente estável e com um repositório amplo e o zypper é um gerenciador de pacotes muito sofisticado, apesar de raramente usar o Yast, ele também era algo legal.
Resolvi instalar e estou a duas semanas com ele, entretanto, tenho tido problemas estranhos com drivers, isso provavelmente se devo ao fato dele não vir com módulos pré-instalados. O meu controle de xbox one, por exemplo, simplesmente, não funciona de jeito nenhum, instalei 3 alternativas de módulos e o que está disponível no rep oficial e não funcionou, removi, instalei novamente, coloquei na blaclist e não vai.Testei em livecd do popOS, Gecko LInux (distro baseada no openSUSE, conhecido como a versão “polida” do mesmo) e em um ubuntu 22.04 instalado em um notebook aqui e funcionou normalmente.
Há relatos na internet parecidos com o meu, agora o porquê acontece, é difícil saber.