OpenSuse e Fortigate VPN

Olá a todos!

Gostaria de saber se alguém consegue usar a contento o OpenSuse (em especial o Tumbleweed), junto da VPN da Fortigate?

A empresa disponibiliza instaladores .deb e .rpm, que instala com sucesso em Fedora, CentOS/Red Hat, mas pra minha surpresa não instala no OpenSuse.

Existe um pacote para conexão em linha de comando, o openfortivpn que não funciona também.

Alguém conseguiu dar uma solução para isso? Não sei mais onde recorrer (a Fortigate não dá suporte se não tiver o número de serial do equipamento físico, algo que eu como prestador de serviços dos clientes não vou tr, e nem deveria).

1 curtida
sudo zypper install forticlient_vpn_7.0.0.0018_x86_64.rpm
1 curtida

Olá @Rebelc, tudo bem contigo?

Quando você tenta instalar o pacote na versão RPM, aparece alguma mensagem de erro?
Compartilha o máximo de detalhes possível para que a comunidade possa ser objetiva ao tentar te auxiliar a encontrar uma solução.

:vulcan_salute:

1 curtida

Olá!

Quando eu tento instalar o .rpm tanto via YasT quanto terminal (assim como o colega comentou), ele dá uma mensagem dizendo que tenho duas opções: A 1ª que é abortar a instalação e a 2ª que é quebrar a instalação por ignorar as dependências.

Por curiosidade optei pela 2ª opção, ele aparentemente instala a VPN, no entanto ao tentar rodar o aplicativo via terminal (ou não) não conecta e fica travado.

Curiosamente na hora que está tentando instalar, no terminal dá pra ver claramente que uma versão para CentOS. Baita mancada da empresa não colocar para OpenSuse, tem muita empresa com servidor Suse, não é uma distro pequena.

Aí queria saber se alguém tem um método alternativo. O meu por hora foi usar Windows, mas quero muito voltar para o OpenSuse Tumbleweed.

Obrigado a todos @null @eddiecsilva !

Como você informou, que a 2ª é “ignorar as dependências”, para poder prosseguir com a instalação, acredito que precisará instalar essas dependências, você pode tentar isso com:

sudo zypper in forticlient_vpn_7.0.0.0018_x86_64.rpm

ou

sudo rpm -ivh --aid forticlient_vpn_7.0.0.0018_x86_64.rpm

Sobre alternativas, já que informou que instala perfeitamente no Fedora, considere-o, dado que o Fedora está mais próximo do OpenSuse, que o Windows.

Quando rodo o comando que enviou (sudo rpm -ivh --aid), gera o seguinte caso:

O outro comando (sudo zypper in) gera o caso das duas hipóteses de escolha.

Você pode tentar sem o --aid.

Pesquisando em alguns fóruns, RedHat, algumas dependências, podem ser resolvidas instalando os seguintes pacotes:

sudo zypper install gconf2 libappindicator1 mozilla-nss libnotify

Eu tentei e gerou a seguinte situação:

Tentei instalar manualmente as dependências, mas não tive sucesso.

Vou pesquisar sobre pacotes que possivelmente possuam elas.

O openfortivpn ou os plugins do networkmanager para o fortclient não te servem pro uso?

Conforme informado…

1 curtida

O openfortivpn tem via snap se quiser tentar → Install openfortivpn on Linux | Snap Store

Eu uso o Openfortivpn, conecto usando o plugin do Network-manager. Inclusive já usei no OpenSuse.

Se não for pedir demais, consegue me ajudar a conectar pelo Network Manager? Hoje eu consegui fazer rodar pelo terminal.

Precisei instalar esses pacotes (NetworkManager-fortisslvpn, NetworkManager-fortisslvpn-gnome, plasma-nm5-fortisslvpn e openfortivpn), e fazer conforme o tutorial desse site https://codepotions.com/using-openfortivpn/