OpenRC Manager Gui

Desenvolvi uma ferramente gráfica para manipular serviços do OpenRC.

Site do projeto: GitHub - nightsidearch/openrc-manager-gui: Modern Qt6 C++ graphical user interface to manage OpenRC services · GitHub
Site no AUR: AUR (en) - openrc-manager-gui

Peguei o seu projeto e mandei para a IA e pedi para ela alterar o openrc para systemd/systemctl , não é que funcionou.

Se você se interessar, te envio o código para você compartilhar no github uma versão para systemd/systemctl como projeto seu, visto que eu acredito que ele apenas alterou onde deveria alterar.

A inteção era essa, aperfeiçoar. Muito obrigado, mas eu n vou querer, pq na verdade estou fugindo do SystemD. Pelo menos sua ferramenta vai ajudar muita gente!

KDE e Gnome ambos já têm uma ferramenta nesse estilo voltada para gerenciar serviços e analisar registros no systemd (e considerando há quanto tempo ele é o padrão no Linux, deve haver várias perdidas nas forges da vida).

Vc só esqueceu de mencionar que o SystemdGenie é lento para caramba, n sei pq. Parece q o sistema trava quando vc roda esse software. Se porventura algum dia usar SystemD, com certeza usaria o software do nosso amigo Pio.

Ei, por favor, se vc puder, disponibilize aos outros tua ferramenta. Muita gente usa SystemD, e pode ajudar bastante, principalmente com o fim do Windows 10 se aproximando e muita gente está decidindo vir ao pinguim como alternativa. E mais uma vez, obrigado por melhorar o software!

Vc disse certo, para Systemd. Estou lançando uma ferramente para OpenRC. Pretendo lançar uma ferramenta universal que enblogará OpenRC, S6, Dinit e Runit. Se forem usar alguma ferramenta de gerenciador de serviços do Systemd, recomendo o do Pio, pq o SystemdGenie parece que trava a máquina ao rodar, e o sysd-manager n aparece todos os serviços, notei que faltou alguns.

Ele e só pra gerenciar mesmo? Ou permite adicionar/remover? Será que tem como converter os serviços do systemd para outros inits?

Parabéns pela iniciativa, @NightSide !

O que vou dizer, não é uma “crítica” – e muito menos, “contra” você (he he). – É mais, uma “nota” dirigida a todo o nosso Fórum.

Explico:

Eu já tive um “primeiro contato” com OpenRC, ao instalar e experimentar o Redcore, há 4 anos – e agora escolhi o OpenRC, ao instalar o Artix. – Nenhum dos 2 exigiu que eu fizesse pós-graduação em OpenRC. Pelo contrário. A necessidade de aprender só acontece aos poucos, aqui e ali, “uma coisa de cada vez”. Muito poucas coisas, após 4 anos.

Eu gostaria (e pretendo) aprender a usar o OpenRC – sempre que for necessário aprender mais alguma coisa – mas, não, fazer um “curso completo”, sem necessidade prática, imediata.

Para isso, me bastam os comandos CLI. – Na verdade, todos os tutoriais sobre OpenRC refere-se aos comandos CLI – e são eles, que preciso aprender…

… pois são eles que mostram “o quê aprender”, “o quê fazer”, o “por quê fazer”, o “por quê preciso fazer”, “o quê significa” — e “o porquê do porquê” — pois “aprender”, é isso.

Não quero, só, aprender que – “no caxo X, execute o comando Y” – pois isso não me ensina nada, não explica nada, não me faz entender nada.

O que estou tentando dizer é que – “depois que eu aprender tudo sobre o OpenRC” – poderia ser muito útil, ter o “OpenRC Manager GUI”.

Mas no momento atual – em que eu não sei quase nada sobre OpenRC – e quase nada sobre SystemD – e quase nada sobre SysV, Runit…

… só posso “Favoritar” (bookmark) tua dica, numa categoria de “Quando eu souber para quê serve isso”.

Sem crise, amigo! – Sem maldade alguma. – Não quero “criticar você” – e muito menos, teu trabalho, tua iniciativa, o aplicativo que vc desenvolveu – e que aplaudo, pois tenho a mais absoluta certeza de que será muito útil, para inúmeros companheiros nossos!

Só queria expor minha situação – e tenho certeza de que é a situação de zilhões de colegas nossos, que só querem “usar um SO” – e “não sabem tudo sobre SystemD / OpenRC”:

• Se eu não sei nada sobre SystemD, “serviços” etc. – de que me adianta, ter uma interface GUI para lidar com eles?

• Se (etc.) – de que me adianta uma interface GUI para fazer “tudo que não sei no SystemD” – agora, no OpenRC?

Repito: – Não é uma crítica – nem a você – nem, ao GUI que você desenvolveu.

É apenas um “pequeno chamado” para uma questão – que “vem antes disso”:

• Quantos % dos usuários de “Linux” têm qualquer ideia do que seja “init”?

• Entre os que têm alguma noção de “init” – quantos % jamais precisou usar qualquer comando SystemD – e muito menos, OpenRC, SysV, Runit etc.?

• E entre os poucos (pouquíssimos!) que já precisaram lidar com isso, quantos conseguiram “entender tudo” – ao ponto de poderem usufruir de uma GUI?

Neste exato momento – aqui no Fórum – existem colegas perguntando o básico do básico:

• Como fazer dualboot?
  • Por que o boot vai pra Tela Preta
  • etc.

Aí, eu – que preciso aprender o básico de OpenRC (sem saber nada de SystemD!) – encontro tua (ótima! excelente!) ferramenta GUI, que me permite fazer tudo, no OpenRC.

Mas, fazer o quê – se ainda não sei o quê fazer, nem por quê, nem para quê??

É um “gap” – uma lacuna, um fosso de jacarés – que existe aqui no Fórum.

Existe um ótimo tópico, de um colega aqui, sobre “tudo que fazer com SystemD” [achei! É do @Swatquest] – o nome é outro, claro, mas é assim que lembro, cá com meus botões (e está nos meus Favoritos) – mas ainda continuo sentindo falta de algo mais básico:

• O que é
  • O que fazem
  • Por que precisamos
  • Quando precisamos
  • Para que precisamos
  • (essas coisas)

Paz e Bem!

:victory_hand:

Vc pode usar este site http://openrc.run/

Bem, vá atrás do que a IBM anda fazendo (coisas que não posso falar aqui senão serei expulso denovo), no mundo Linux, e pode-se dizer que se continuar com essa falta de conhecimento e somente querer um sistema para poder usar, no futuro, as distribuições Linux n passarão de alternativas de Android.