Opção Open-Source ao autocad

Olá! Este é o meu primeiro tópico aqui no fórum, então já peço desculpas caso eu faça algo errado.

Sou auxiliar de engenharia, e necessito usar programas como autocad e solidworks. Então, obviamente no meu PC de trabalho tenho o Windows instalado. Gostaria de migrar para um software gratuito. Em relação ao solidworks, encontrei o FreeCAD, para o autocad encontrei o DraftSight, porém teve seu desenvolvimento linux descontinuado, além de ser pago. O ideal para mim, seria um programa que consiga abrir e salvar arquivos .dwg, e que seja gratuito.

Se alguem tiver alguma indicação… Pois este é o unico motivo que me impede de trocar o S.O. do PC do trabalho.

Agradeço desde ja!

1 curtida

Não sabia que o DraftSight tinha sido descontinuado. Já testei ele em algumas coisas, para ajudar minha esposa com um projeto elétrico e ele funcionava perfeitamente com .dwg.

Em uma outra oportunidade, eu usei o AutoCad em uma VM com Windows, já que pelo Wine não rola.

Mas aí vai da capacidade da máquina.

Infelizmente foi descontinuado mesmo. Chegou a rolar uma discussão aqui no fórum sobre isso. É muito difícil substituir o AutoCAD.

Qual seria a aplicação pretendida?

Se você trabalha com CAD paramétrico, uma alternativa aberta é o FreeCAD, do contrário, temos o LibreCAD.

Dependendo da aplicação e do orçamento, você também pode checar o VariCAD, principalmente voltado pra engenharia mecânica.

Pesquisei e vi que o BricsCAD tem um rol maior de aplicações possíveis e parece suportar Linux. Também é pago.

Na empresa, somos reféns do AutoCAD no Windows. Utilizamos o software da Autodesk como uma etapa da migração para o QGIS, por exemplo, se uma prefeitura ou parceiro tem uma planta de um bairro em DWG (o que é considerado legado, no nosso caso), georreferenciamos e passamos para QGIS. Para elaboração de diferentes tipos de planos e para fins de inteligência espacial, é excelente. Mas isso não se aplica na maioria dos nichos que usam AutoCAD.

Pois é, as versões mais antigas do DraftSight ainda funcionam, porém o desenvolvimento do software hoje é exclusivo Windows.

Utilizar em uma VM é uma opção, porém creio que para mim seria inviável. Primeiramente, a VM não consegue entregar o poder real de processamento, e principalmente nós que trabalhamos com arquivos grandes e complexos, creio que complicaria mais ainda.

Bom, depende do hardware, pois o que o AutoCAD mais demanda é memória.

Utilizo tanto parametrizado como desenho estático. Por isso utilizo o autocad e o solidworks, que inclusive é da mesma desenvolvedora do DraftSight.

Para a parametrizada, o FreeCAD me apareceu de cara, e pelo que vi que é uma alternativa interessante. Mas ainda sim darei uma olhada no VariCAD.

Olhando rapidamente o LibreCAD me parece meio rudimentar, mas analisando superficialmente. Irei instalar para dar uma olhada.

Tenho 16Gb de RAM, os arquivos são muito complexos mesmo. Principalmente quando trabalhamos com hachuras.

Como você usa o Solidworks, eu acho que talvez o BricsCAD seria interessante de ser avaliado. Ele tem um complemento que importa arquivos de formatos mais nichados (Communicator for BricsCAD, incluindo os do Solidworks). O preço do BricsCAD é comparável com o do AutoCAD, mas a tendência é a da licença perpétua + manutenção ter um custo menor ao longo do tempo, já que o AutoCAD é só por assinatura.

No caso o ideal pra mim seria um gratuito, por isso pensei no FreeCAD.

Sabe me dizer se nele tenho o mesmo “poder ferramental” que o SW tem? No caso seria principalmente modelagem, montagem e analise estrutural.

Infelizmente, não sei. Minhas necessidades são muito diferentes.

Tive muita resistência ao tentar migrar do AutoCAD para uma alternativa open source, mas atualmente uso o LibreCAD e estou super satisfeito. Faço apenas trabalhos simples, contudo.

Então, instalei ele, e dando uma olhada rápida, para as minhas necessidades ele se apresentou um programa simples e útil, porém limitado.

1 curtida