Opção de esconder o GRUB não funciona

Boa tarde.

Sou iniciante no Linux graças ao canal no youtube deste forum e a tela azul do windows, após testar algumas distros resolvi utilizar o Linux Mint 19.2, consegui configurar tudo necessário para a produção e instalar os jogos que me interessam atualmente (ancestor e sekiro), por isto resolvi utilizar somente o Linux e portanto não há razão para eu ver a tela GRUB toda vez que ligo o PC.

Eu já tentei esconder o menu GRUB pelo “Grub Customizer” e editar via terminal com o comando sudo gedit /etc/default/grub, conforme explicado neste site: menu de inicialização do Grub - veja como esconder (mas eu utilizei o nano ao invés do gedit, não acredito que faça diferença)

Aparentemente todos os comandos funcionam no Grub Customizer e na edição via terminal, exceto o comando de esconder o Menu e de Reduzir o tempo, que é de 30s independente da configuração que eu coloco.

Também tentei baixar o GRUB por este link: Packages in “Launchpad PPA for Grub Customizer” : Launchpad PPA for Grub Customizer : Daniel Richter
baixei a versão do dia 2018-10-13, para BIONIC, desinstalei antiga, coloquei esta e também não funcionou.

Possíveis razões do problema e indícios de erro:

  • Depois de instalar o Mint eu movi o /home para o HD e deixei o sistema instalado no SSD, conforme o vídeo “Mover a /home para outra partição” do Leandro Ramos no YT (não posso colar mais links)

Deixando assim:
-desktop:~$ lsblk
NAME MAJ:MIN RM SIZE RO TYPE MOUNTPOINT
sda 8:0 0 223,6G 0 disk
├─sda1 8:1 0 512M 0 part /boot/efi
└─sda2 8:2 0 223,1G 0 part
├─mint–vg-root 253:0 0 222,1G 0 lvm /
└─mint–vg-swap_1 253:1 0 976M 0 lvm [SWAP]
sdb 8:16 0 931,5G 0 disk
└─sdb1 8:17 0 931,5G 0 part /home

  • No Menu Grub>Opções avançadas do Linux Mint… há 4 opções.
    Linux Mint 19.2 Cinnamon, com Linux 4.15.0-60
    Linux Mint 19.2 Cinnamon, com Linux 4.15.0-54
    E suas respectivas versões recovery.

Entretanto no Grub Customizer aparecem as mesmas versões mas escrito “UBUNTU” ao invés de Linux Mint

OBS: Antes de eu instalar o Mint eu tinha o Ubuntu.

  • Nas opções de BOOT da Bios está selecionado apenas o SSD, mas está identificado com UBUNTU (CT240b…), não coloquei nenhuma segunda opção de boot.

Enfim, alguém sabe resolver sem eu ter que formatar ou tirar a /home do HD ? este é realmente o problema ?

Tirar o segundo kernel instalado resolve ? li que é bom ter dois, procede ?

Se alguém me confirmar que há uma forma de instalar o / no ssd e o /home no hd, sem aparecer o menu grub, talvez eu considere formatar e reinstalar tudo. realmente me irrita.

A versão do GRUB é 2.02.

Obrigado desde já.

Pra mim também irritava. Achei vários jeitos de resolver. Basicamente todos eles são com formas alternativas de bootloader. Ou seja, o grub vai continuar com o menu, mas você pode instalar outros programas de inicialização. Essa é uma das vantagens do UEFI, você pode ter tantos inicializadores quanto quiser (inclusive nenhum!)

EDIT: Próxima mensagem tem um jeito mais fácil ainda (no meu ver)

Opção mais fácil: eLILO
O eLILO é bem simples, faz o básico. Eu peguei do Slackware. No debian nem tem no repositório. Se quiser usa-lo maneira:

  1. Pegue o pacote do Slackware ( elilo-3.16-x86_64-10.txz) e abre ele. É um arquivo gzip (só clica e mandar abrir com o Ark) Confira o fonte do download para verificar que é confiável, ou seja, do site slackware.com
  2. Extraia o arquivo elilo-x86_64.efi para sua pasta. Mova-o para uma nova pasta na partição EFI. Exemplo: /boot/efi/EFI/bootdireto (precisa ser root)
su root
mkdir /boot/efi/EFI/bootdireto
cp elilo-x86_64.efi /boot/efi/EFI/bootdireto/
  1. Copie o kernel e o initramfs para essa pasta. Já renomeia para um nome especifico. Copie a versão mais atualizada:
cd /boot/efi/EFI/bootdireto
cp /boot/vmlinuz-4.?????? ./vmlinuz-direto
cp /boot/initrd???? ./initrd-direto.img
  1. Crie o arquivo de configuração do elilo com o conteúdo:
nano elilo.cfg

image=vmlinuz-direto
label=vmlinuz
read-only
append=“root=UUID=1234567890 splash ro quiet”
initrd=initrd-direto.img

Nota: Troque o valore do UUID pelo que aparece no /boot/grub/grub.cfg

  1. Crie uma nova entrada de boot na BIOS
    Nota: a) Verifique se é dev/sda antes de dar o comando. b) O barra é invertido mesmo "" na opção loader.
efibootmgr --create --label "BootDireto" --loader "\EFI\bootdireto\elilo.efi" --disk /dev/sda
  1. Reinicie o computador e entre no BIOS, deve aparecer duas opções de boot para você escolher, uma UBUNTU e outra BootDireto. Troque o padrão para BootDireto. Geralçmente as palacas maes tem recurso de “Boot Menu” apertando alguma tecla. Aqui é F11. Vc pode testar antes de mudar o padrão.

Observações:

  • Toda vez que houver atualização do kernel, você terá que repetir o passo de copiar o novo kernel para a pasta BootDireto, pois o modo automático só atualiza o Grub.
  • Caso haja algum problema, vc tem a opção de dar boot pelo Grub, que tem mais recursos para inicialização. É só mudar a opção na BIOS.

Outra opção que testei agora, pode ser até mais fácil que a anterior. Você pode configurar para dar boot direto no kernel! Consiste em criar uma entrada UEFI com as opções de boot. Vamos lá:

  1. Criar nova pasta na partição UEFI e copiar o kernel e o initramfs
mkdir /boot/efi/EFI/kernel
cd /boot/efi/EFI/kernel
cp /boot/vmlinuz-??????? ./vmlinuz
cp /boot/initrd-?????? ./initrd.img
  1. Criar uma nova entrada UEFI com os parâmetros do kernel. Verifique o seu dispositivo se é /dev/sda. Caso queira outras opções de boot adicionar na opção “-u”.
efibootmgr --create --disk "/dev/sda" --loader "\EFI\kernel\vmlinuz" --label "BootKernel" -u "root=UUID=5coloqueaquiseuUUID5 ro quiet splash initrd=\EFI\kernel\initrd.img"
  1. Defina o padrão de boot para a entrada “BootKernel”.

Notas:

  • Toda vez que houver atualização do kernel, você terá que repetir o passo de copiar o novo kernel para a pasta kernel, pois o modo automático só atualiza o Grub.
  • Caso haja algum problema, vc tem a opção de dar boot pelo Grub, que tem mais recursos para inicialização. É só mudar a opção na BIOS.

Obrigado pela resposta.

Não consegui executar nem a segunda solução.

Criou o diretório mas na hora de acessar com CD aparece permissão negada:
desktop:~$ cd /boot/efi/EFI/kernel
bash: cd: /boot/efi/EFI/kernel: Permissão negada

  • Em relação as interrogações, é para colocar o número do kernel mais novo ?

dpkg --list | grep linux-image
ii linux-image-4.15.0-54-generic 4.15.0-54.58 amd64 Signed kernel image generic
ii linux-image-4.15.0-60-generic 4.15.0-60.67 amd64 Signed kernel image generic
ii linux-image-generic 4.15.0.60.62 amd64 Generic Linux kernel image

Devo colocar 4.15.0-60.67 ? ou 4.15.0-60 ?

  • Em relação a UUID que devo colocar no último comando, é da partição que tem o boot né?

desktop:~$ blkid
/dev/sda1: UUID=“ED22-41AC” TYPE=“vfat” PARTUUID=“93482b54-12ce-4c6b-9f8d-db2dfb3ea5e6”
/dev/sda2: UUID=“d8hq8D-PDP9-SOoh-pa05-yT14-dUVz-0XNYrK” TYPE=“LVM2_member” PARTUUID=“8710349f-4234-41d0-bfe0-01338defd2ef”
/dev/sdb1: UUID=“26694a95-afe4-45e6-b256-25b96055aab4” TYPE=“ext4” PARTLABEL=“HD” PARTUUID=“f32a289c-1a07-4a86-a43f-d9752829f03d”
/dev/mapper/mint–vg-root: UUID=“66e84adb-d21d-45a9-acc6-9d72e7d98fff” TYPE=“ext4”
/dev/mapper/mint–vg-swap_1: UUID=“6240ef75-3a16-4706-846a-c497f5251307” TYPE=“swap”

Deve ser: UUID=“ED22-41AC”, correto ?

  • Definir padrão de “bootkernel” na bios ou no grub ? (vou conseguir chegar nesta parte! hahaha"

Obrigado pela ajuda mano, estou pesquisando sobre ELILO…

Praticamente todos os comandos você tem que ser usuário root ou então colocar “sudo” na frente. As pastas da partição EFI não tem direito de acesso pelo usuário comum.

Quando você estiver digitando, se apertar o TAB haverá uma autocompletação. Então quando digitar “vmli + TAB” vai aparecer “vmlinuz-4”. Se você apertar TAB duas vezes, vai mostrar todos os arquivos que começam com aquelas letras no diretorio. O autocompletar é que deixa a vida bem mais fácil na hora de digitar os comandos.

O UUID é da sua partição raiz, o “/”. É essa
66e84adb-d21d-45a9-acc6-9d72e7d98fff
ou
d8hq8D-PDP9-SOoh-pa05-yT14-dUVz-0XNYrK
(eu não sei o comportamento com partições LVM. O mais fácil é ver no arquivo /boot/grub/grub.cfg o que está escrito como parâmetro do boot. Eh na linha “linux vmlinuz-blablblablab”)

Quando você selecionar com o mouse, experimente clicar com o botão do meio (o do scrool) e ele funciona como um clipboard secundário. Também facilita demais na digitação.

Eu já havia tentado com o sudo quando respondi anteriormente, não tinha dado certo mas o sudo su resolveu.

Consegui fazer todas as etapas, mas quando eu reiniciei deu uma tela preta com uns finais de mensagens sem sentido sobre AMGPU e pci header.

Depois eu fui tentar outra vez e acidentalmente apertei o F2 na parte com o logo do MINT, aí apareceu mais parte da tela que havia dado anteriormente.

“Warning: Failed to connect to lvmetad, falling back to device scanning”

"check root delay= (did the system wait long enought ?)

“RT! UUID:66e84adb-d21d-45a9-acc6-9d72e7d98fff does not exist. dropping to shell.” Acho que o RT é final de PART ou sei lá, ainda estava meio bugado.

Suspeitei que o problema seria o UUID e dei CAT no /boot/grub/grub.cfg, não entendi muita coisa mas havia uma parte que pareceu indicar que o UUID estava certo:

export linux_gfx_mode
menuentry ‘Linux Mint 19.2 Cinnamon’ --class ubuntu --class gnu-linux --class gnu --class os $menuentry_id_option ‘gnulinux-simple-66e84adb-d21d-45a9-acc6-9d72e7d98fff’ {

Então não sei, posso ter errado em algum outro momento, estou com receio de tentar outra vez por causa dessa “nova entrada uefi” que eu criei, vi que não é difícil apagar, vou apagar a pasta e a entrada e tentarei novamente. Se não conseguir verei se instalar o Elilo resolve.

De qualquer forma, você já ajudou bastante, a dica do TAB e do Scroll são excelentes, preciso estudar o básico… hahahaha

Obrigado pela ajuda

Uma pena a instalação foi realizada com LVM e eu não sei como descbrir o nome do volume. Provavelmente ela está na linha do grub

linux vmlinuz-4??????????? root=NOME-DO-VOLUME ro quiet splash

Tanto na inicialização como no desligamento, aperte a tecla “HOME” e aparece as mensagens por tras dela.