Onde fica o diretório que contém os arquivos baixados pelos programas instalados

Instalei um programa de estudos aqui no Linux Lite, baixei algumas aulas dentro do programa, porém não encontro a pasta onde o programa foi instalado para poder ter acesso aos arquivos baixados.

Já li vários artigos na internet explicando sobre os diretórios do linux, já entrei em vários deles (até mesmo no modo root) e não encontro nada. Achei uma pasta do programa no diretório /opt/ porém lá não há nenhuma das aulas que baixei, mas quando entro no aplicativo mostra que já estão todas baixadas.

Desde já agradeço à ajuda.

Ajuda dizer que programa foi esse e como vc o instalou…

1 curtida

Instalei o programa do Gran Cursos Online.

Olhei aqui, é um pacote .deb. Possivelmente ele criou uma pasta oculta na sua home. Abra o gerenciador de arquivos na “pasta pessoal”, clica control + h e dá uma fuçada


Abri a pasta /home/ e fucei em várias pastas e não encontrei nada. Entrei como root e habilitei para visualizar os diretórios ocultos.

1 curtida

Para olhar as ocultas da home não é necessário abrir o gerenciador de arquivos como root. Se vc não encontrou nada (examine dentro das pastas tbm), o que me ocorre é fuçar nas configs do programa pra ver onde ele salva as coisas…

Dá uma olhada em .local .var .config

Eu dei uma olhada aqui no site e é um arquivo .deb, então é bem possível que ele esteja em uma dessas 3 ai. Veja também nas configurações do aplicativo se tem algo relacionado a mostrar onde ele tá instalado

1 curtida

um programa dos repositorios oficiais pode ter seus arquivos de configuração em 3 locais:

$HOME/.arquivo_oculto (como arquivo oculto precedido de um “.” ponto) → ex: .mozilla
$HOME/.config/arquivo (como arquivo dentro da pasta .config) → ex: libreoffice
$HOME/.local/share (como arquivo dentro da pasta .local/share) → ex: k3b

já os programas em flatpak, a pasta:

$HOME/.var/app → ex: clementine

já os downloads podem estar nelas ou disponiveis num local padrão de download, como o colega acima disse.