Onde fica o diretório que contém os arquivos baixados pelos programas instalados

Instalei um programa de estudos aqui no Linux Lite, baixei algumas aulas dentro do programa, porém não encontro a pasta onde o programa foi instalado para poder ter acesso aos arquivos baixados.

Já li vários artigos na internet explicando sobre os diretórios do linux, já entrei em vários deles (até mesmo no modo root) e não encontro nada. Achei uma pasta do programa no diretório /opt/ porém lá não há nenhuma das aulas que baixei, mas quando entro no aplicativo mostra que já estão todas baixadas.

Desde já agradeço à ajuda.

1 curtida

Ajuda dizer que programa foi esse e como vc o instalou…

3 curtidas

Instalei o programa do Gran Cursos Online.

1 curtida

Olhei aqui, é um pacote .deb. Possivelmente ele criou uma pasta oculta na sua home. Abra o gerenciador de arquivos na “pasta pessoal”, clica control + h e dá uma fuçada

2 curtidas

Abri a pasta /home/ e fucei em várias pastas e não encontrei nada. Entrei como root e habilitei para visualizar os diretórios ocultos.

1 curtida

Para olhar as ocultas da home não é necessário abrir o gerenciador de arquivos como root. Se vc não encontrou nada (examine dentro das pastas tbm), o que me ocorre é fuçar nas configs do programa pra ver onde ele salva as coisas…

2 curtidas

Dá uma olhada em .local .var .config

Eu dei uma olhada aqui no site e é um arquivo .deb, então é bem possível que ele esteja em uma dessas 3 ai. Veja também nas configurações do aplicativo se tem algo relacionado a mostrar onde ele tá instalado

2 curtidas

um programa dos repositorios oficiais pode ter seus arquivos de configuração em 3 locais:

$HOME/.arquivo_oculto (como arquivo oculto precedido de um “.” ponto) → ex: .mozilla
$HOME/.config/arquivo (como arquivo dentro da pasta .config) → ex: libreoffice
$HOME/.local/share (como arquivo dentro da pasta .local/share) → ex: k3b

já os programas em flatpak, a pasta:

$HOME/.var/app → ex: clementine

já os downloads podem estar nelas ou disponiveis num local padrão de download, como o colega acima disse.

4 curtidas

Estando no xfce acho que uma forma efetiva de procurar seria usar o catfish e procurar pela extensão do arquivo. Ele diz se é baixado em .mp4 ou algum outro formato?

1 curtida

Você pode ver os arquivos ocultos como usuário também. Caso não esteja ativo a opção de exibir arquivos ocultos do seu gerenciador de arquivos, normalmente é a tecla de atalho ctrl + h

Para pesquisas eu utilizo o terminal e o seguinte aplicativo:

No Arch, basta instalar o pacote plocate, não sei como é nas outras distros.

Uso no terminal:
locate “termo a ser pesquisado sem aspas”

Você pode usar filtro através do | grep
locate “termo a ser pesquisado sem aspas” | grep “termo do filtro sem aspas”

OBS: Este aplicativo requer que você atualize o banco de dados do seu gerenciador de pacotes, para Arch existe um pacote que faz um hook para que este processo seja automatizado toda vez que você instala ou atualiza algum pacote.

Hook para o Arch: pacman-updatedb-hook

1 curtida

Eu tenho esse programa instalado, ele só tem .deb para linux e eu faço ele funcionar em qualquer outra distribuição.

Na verdade o GranDesktop (nome do programa) não baixa os vídeos, quando você faz download do vídeo ele deixa você acessar o vídeo offline pelo programa, com isso podemos contornar esse broblema, pois para ele deixar o vídeo offline ele baixa o vídeo. Todos os programas linux criam pastas ocultas na /home em .cache e/ou .config e/ou .local/share.

Eu faço o seguinte para pegar os vídeos depois que faço download dele pelo programa, eu vou na /home no nautilus peço para ver os arquivos ocultos e vou em .conf/GranDesktop/downloads - tudo que você faz download está nesta pasta - para pegar os último vídeo e/ou pdf que foram feitos download, coloque no nautilus a ordem de pastas por: Última modificação.

Só lembrando, o GranDesktop não baixa os vídeos, apenas deixa para serem vistos offline pelo programa. Só que no Linux conseguimos contornar isso. Se quiser que o programa continue exibindo vídeos offline, apenas copie o vídeo. Outra dica e que se quiser pode aproveitar a pasta download do GranDesktop para uma nova instalação, assim os vídeos poderão ser vistos offline.

1 curtida