Onde estão as distros focadas em educação pública?

Ok, vou ser justo existem distros que visam atender esse público, mas existem distros que atingem esse público? É algo a se pensar, vamos estabelecer os requisitos:

• Roda nos computadores se refere a fluidez com que os computadores ao pregão anterior ao atual, esse requisitos é meio óbvio, se o sistema não roda bem no hardware das escolas fica meio inútil eu vou usar de referência os do SEEMG porque é o que eu tenho acesso que é Celeron Dual Core 2 GHz com 2 GB de RAM e 120 GB de HD mecânico, com rodar eu digo pelo menos abrir o navegador com um vídeo no YouTube 480p, com pelo menos o Writer aberto

• Possui nome inteligível se refere a usar nomes que uma pessoa leiga entenda, por exemplo Kalzium é uma tabela periódica dos elementos interativa, logo faz sentido ele se chamar “Tabela Periódica” ao invés de Kalzium, esse ponto é importante para que não tenha que existir uma curva desnecessária, porque apesar do nome legal Kalzium (apesar de lembrar Cálcio) não diz nada a respeito de sua função

• Trás conteúdo offline se refere a conteúdo mesmo (nesse momento não avalio a qualidade) como por exemplo meterias e artigos sobre matemática por exemplo, esse ponto é de extrema importância porque a qualidade da Internet é bem ruim um dia tem, outro dia não… Ficar refém do acaso não é uma opção

• Separa apps por conteúdo se refere a separar os apps e jogos (sim atividades lúdicas são importantes) em categorias por matéria, isso casa com o nome inteligível pra reduzir a curva de aprendizado

Dentre as distros ativas que eu achei o resultado foi esse:

Distro Rodam nos computadores? Possui nomes inteligiveis? Traz conteúdo offline? Separa apps por conteúdo?
Endless OS Não Parcialmente, apenas Office Sim Não, embora seja possível
Educatux Parcialmente¹ Não Não Não
Liberdade Linux Parcialmente¹ Não Não Não
UbuntuEd Não Não Não Não
Linux Educacional Não Não Não Não

Parcialmente ¹: até abre mas fica picotando além de demorar mais de 4 min apenas para iniciar

Note que nenhuma por melhor que sejam tecnicamente poderiam ser utilizadas no dia a dia, curiosamente nem mesmo o Linux Educacional que é recomendado pelo MEC não passa nos testes… Ok eu sei que o hardware é muito fraco pros padrões atuais mas não é impossível, e ainda tem os detalhes de UX que já foi, então eu pergunto, existe alguma distro realmente focada em educação pública/em pessoas mais afastadas economicamente da sociedade?

6 curtidas

O Zorin OS Lite tem uma versão educacional, penso ser legal incluir nesse teste teu

4 curtidas

Vale checar o Emmabuntus. É pensado para máquinas modestas e tem muita coisa para uso offline, dada a precariedade do acesso à Internet nos países em que é aplicado dentro de projetos de inclusão digital.

2 curtidas

Agora q estou dominando um pouco melhor o Cubic e o Debootstrap, até posso pensar numa versão educacional do TigerOS, desde que surjam interessados em colaborar com o projeto.

3 curtidas

Como o confrade @Rodrigo_Chile citou, creio que seria bem interessante você testar o Zorin OS. Principalmente pelos seguintes motivos:

• Seu ambiente gráfico é um GNOME completamente customizado. Parece que você está usando Windows 10 ou Windows 11, o que pode passar desapercebido pelos usuários leigos. Caso acredite que o Gnome Shell não vai rodar (principalmente porque o Celerdon é realmente horrível), você pode testar a versão Lite, que vem com Xfce e também é muito parecida com o sistema da Microsoft.

• O Zorin OS costuma ser bem leve e não utiliza muitos recursos. É claro que essa escassez se deve muito mais à falta de preocupação com computadores educacionais por parte da péssima iniciativa pública/estatal… porém o Zorin OS funciona nesses sistemas mesmo assim.

• Ele vem com o LibreOffice. Sim, eu não sou o maior fã de LibreOffice, mas também não sou leigo de dizer que ele é completamente inútil, porque ele funciona bem sim. Grande parte dos problemas do LibreOffice se devem ao fato de que quem reina hoje é o Office da Microsoft, não propriamente erros do LibreOffice. Porém, de fato, ele contém coisas a melhorar também. Se isso te incomodar, você pode usar o OnlyOffice numa boa.

• Ainda que você opte pela versão Lite, que vem com menos recursos, a Zorin Group ainda te ajuda bastante com algum suporte necessário. Testei ela durante um tempo para uns afazeres específicos (nunca usei como Distro principal mesmo) e, aonde eu precisei, eles sempre me deram suporte pelo e-mail ou pelas redes sociais oficiais.

2 curtidas

Já eu considero o Xfce do Zroin 1 dos mais pesados da atualidade. Inicia consumindo + de 600 mb.

1 curtida

O Zorin Educacional vem nas duas versões, Core (com Gnome) e Lite (com XFCE, versões 32 e 64 bits). Contudo, não foi atualizado, permanecendo na versão 15.3 (baseada no Ubuntu 18.04). Penso que as três versões poderiam ser incluídas nos testes…

2 curtidas

Sim, mas como é focado pra área educacional, acho que será útil do mesmo jeito.

Nas máquinas referidas pelo Natanael, causaria mais raiva q qualquer coisa.

1 curtida

É realmente necessário uma distribuição focada em educação? Um Debian com LibreOffice, GIMP, entre outros já não é o suficiente pra instalar em computadores de escolas?

4 curtidas

É

Não

Uso de computadores em sala de aula vai muito além desse ultra básico. Lembre-se, por ex, q muitas crianças estarão tendo o contato com o mouse pela primeira vez.
Aliás, estude 1 pouco sobre o Gcompris, pra ter uma ideia melhor.

2 curtidas

@gomesrei já tinha visto esse tópico?

Alguém com interesse de colaborar com a elaboração do escopo de programas voltados a uma "distro educacional’?

1 curtida

senão me engano o kde tinha uma boa gama de aplicações educacionais , não sei se foram abandonadas

2 curtidas