Olá pessoal! Onde eu consigo encontrar AppImages de emuladores de NES, SNES e Nintendo 64?
Se tiver em algum lugar, é no AppImageHub.
Infelizmente só o RPCS3 e o RetroArch de lá é oficial, parece que o pessoal dos emuladores gostou muito mais do Flatpak.
EDIT: o RetroArch não é “oficial” (concordado por toda a equipe), mas é feito por um dos desenvolvedores.
Valeu. Vou procurar por lá.
Nunca gostei muito do AppImageHub
Eu meio que encaro o AppImageHub como um Baixaki de AppImage (que comparação injusta essa minha kkkkk), mas é um lugar legal para saber quais aplicativos estão disponíveis nesse formato. Só então vou no site oficial do desenvolvedor e baixo o arquivo direto de lá.
é um baixaki do mundo linux, sempre trazendo as versões de aplicativos desatualizadas.
BASTANTE TOP! Recomendo!
Eu prefiro não criticar algo do tipo sem fundamentos…
Veja, a fragmentação é um ótimo ponto do mundo Linux, porém também é provavelmente o maior ponto que diminui o número de programas disponíveis.
Eu, particularmente, como desenvolvedor, acho muito difícil escolher uma parte da comunidade para ajudar. Isso porque desenvolver em todos os formatos realmente gastaria muitos recursos e tempo.
O Snap, Flatpak e AppImage são formatos que ajudam muito tanto desenvolvedores quanto comunidade. Só perceber que, ao desenvolver um programa ou ferramenta em um dos três formatos, isso remove completamente o trabalho de desenvolver para as mais de 500 distros no mercado atualmente.
Para mim, o maior ponto forte do AppImage é funcionar de maneira parecida aos programas portáveis do Windows. Baixou > abriu > usou. Seu ponto fraco seria, de fato, não ter uma maneira “fácil” de obter seus programas. Porém, para mim, é o melhor formato de unificação deste tipo para Linux pelo mesmo motivo que citei antes: facilidade de usar.
Como citaram, geralmente na AppImageHub, mas lá tem só tem o emulador de PS3 e uma parte do RetroArch, isso acontece porque ao contrário da FlatHub e Snap Store praticamente todos os apps são upstream e os devs dos emuladores não curtiu muito a ideia dos formatos universais, a exeção foi o RetroArch que optou por Flatpak… toda via eu nunca consegui rodar em emulador sem ser NES que não tivesse um desempenho horrível, como vc usa o Linux Mint recomendo fortemente usar o PPA do Ubuntu:
sudo add-apt-repository ppa:libretro/stable && sudo apt-get update && sudo apt-get install retroarch*
Não é bem isso não, no AppImageHub praticamente todos os programas são mantidos pelos devs, isso tem uma implicação que faz parecer ficar desatualizado, geralmente as versões disponíveis que o botão leva são as suportadas, no entanto muitos apps tem as continuous builds que são literalmente a última modificação no código. Considerando que o AppImageHub é um catálogo que leva user comum ao site (ou perfil no GitHub/Lab), faz mais sentido apontar pra release continuous (mais recente) ou na suportada (antiga)?
Isso, penso o mesmo. Seria interessante uma loja que funcionasse como um “AppImageHub + AppImageLauncher”, onde você tem a loja com o repositório do “AppImageHub” e ele fizesse a integração ao sistema like “AppImageLauncher”. Tudo em um software só é claro.
O NX Software Center da distro Nitrux tem esse exato conceito, aparece inclusive como exemplo no Github do AppImageHub:
Aaaah, apesar de conhecer a distro eu não conhecia essa ferramenta, sei que o foco da distribuição é os AppImages.
Uma hora eu ainda vou testar, até já era pra ter feito isso mas a .iso de 4GB me deixou com um pouco de preguiça para baixar.
Estou totalmente de acordo com você. Não sou desenvolvedor, mas acredito que deve ser um inferno testar (ou torcer) para ver se o seu programa vai ser compatível com “toneladas” de bibliotecas de versões diferentes de diversas distribuições Linux.