Onde e como organizar links, páginas, postagens, etc.?

Olá, pessoal, bom dia!

Como vocês organizam seus conteúdos digitais? Por exemplo, eu acompanho alguns fóruns, como esse, e já encontrei muitas discussões valiosas que resolvem problemas do dia a dia que acontecem com certa frequência, vídeos, tutoriais, artigos, links, enfim, uma imensidão de conteúdo que a gente vai encontrando pela internet. Como organizam isso? Hoje, eu estou ainda criando pastas de favoritos no navegador e jogando lá, mas reconheço que é um pouco desorganizado.

Um colega usa o Notion. Teve um trabalho danado para deixá-lo como ele queria e hoje está funcional. Mas o Notion é fechado e até mesmo avisa que a qualquer momento pode retirar sua conta do ar por motivos próprios (ou algo assim)…

Eu estou em processo de migração para o Obsidian. Ele não é open source, mas pelo menos os arquivos são locais, ou seja, pertecem a mim. Então eu posso salvá-los e modificá-los onde eu bem entender.

Quanto a guardar conteúdo, eu tento adotar um certo minimalismo digital. Então vez ou outra eu faço uma curadoria dos meus itens digitais para ver se aquilo realmente é útil. Por isso eu evito guardar informações do tipo “humm, isso aqui será útil algum dia”, porque: 1) nunca volto nessas coisas para ler depois e 2) a maioria das informações são facilmente encontradas na internet a um click de distância. Realmente nao existe a necessidade de se guardar tudo.

Mas eu tenho o hábito de guardar soluções de problemas - digitais ou reais - que eu já passei e conteúdos que eu realmente estou aplicando na minha vida (tipo filosofia, produtividade, desenvolvimento pessoal, carreira, etc.).

Atualmente, quando eu encontro um link que quero ler depois, eu coloco numa pasta no navegador chamada “Inbox”, mas a verdade é que eu nunca leio kkkk De qualquer forma, minha meta é centralizar tudo isso no Obsidian e minimizar ao máximo.

4 curtidas

Uso o notion.
Porém é bem trabalhoso configurar sozinho.
Por isso eu comprei um template específico para isso chamado de segundo cérebro.

2 curtidas

Eu uso o Joplin para organizar minhas anotações. Ele é gratuito e posso sincronizá-lo em todos os dispositivos. Simples e funcional. Vale a pena dar uma olhada.

1 curtida

Minha vida digital mudou completamente depois que passei a usar Bloco de notas. Poder criar nota, jogar arquivos dentro, links de sites ou vídeos do Youtube e fazer anotações é transformador.

Atualmente utilizo Evernote. Entendo a liberdade do Notion, mas não gosto de “páginas dentro de páginas que tem sub páginas”. Gosto do Evernote justamente por não poder criar notas dentro de notas, e toda nota obrigatoriamente pertence a um caderno, podendo criar links que conectam notas de diferentes cadernos etc. E claro, a possibilidade de criar etiquetas para filtrar pesquisa e o maravilhoso OCR para pesquisar conteúdo dentro de arquivos.

Quanto a páginas da internet vc pode fazer a moda antiga “modernizado”. Lembra nos anos 2000 que era moda imprimir artigos/imagens e colocar numa pasta física de plástico? Então, vc pode “imprimir” (salvar a página em arquivo PDF), e jogar dentro do seu bloco de notas. Se tiver tecnologia OCR, sempre que vc pesquisar pelo assunto irá encontrar.

Recomendo o canal do Vladimir Campos, gosto muito da forma dele de pensar e organizar processos.

2 curtidas

Eu me organizo com Obsidian + Proton Calendar. Obsidian para notas e Proton Calendar pra compromissos. Obsidian é uma mão na roda pra fazer anotações e lembrar códigos que possa precisar(como Godot ou comandos Linux).
Apesar de Obsidian ser uma dor de cabeça tremenda pra instalar no Linux. Não listam dependências e AppImage dá uma porrada de erros e a interface fica branca.

2 curtidas