Pessoal tava aqui tentando instalar o yay mas não queria que ele coloca-se a pasta yay na home, então coloquei na pasta raiz (/), porem no meio do processo tava dizendo que eu n tinha permissão para isso, tentei mudar … desisti e parti para instalar novamente
Gostaria de saber um local para eu colocar a pasta do “YAY” sem ser na home? e que de para fazer a instalação sem problemas, ja que na / n deu kkkkkkkkkkkkkk
Eu fiz assim:
$ git clone https://aur.archlinux.org/yay-git.git
$ cd yay-git
$ makepkg -si
O comando inicial criou uma pasta yay-git
na minha /home
. – Acho que deletei, mais tarde. – Não criei nenhuma pasta, “manualmente”.
O último comando me pediu senha e instalou.
Uma busca na raiz “/” do Arch:
Uma busca na partição /home
do Arch:
pra que ele cria uma pasta na home se depois criar uma pasta na /? por acaso a pasta que é criada na home funciona apenas como tipo uma “iso”?
Mesmo vc apagando a pasta que criou na home, o programa ainda continuou funcionando??
Se baseando na resposta do @frc_kde a pasta criada é somente para compilar o yay
depois de instalado você poderá remove-la sem problemas…
Recomendação para não ter que ficar compilando e/ou instalando dependências no caso do yay
o pacote go
que depois de instalado ocupa pouca mais de 400mb, e caso não seja um desenvolvedor go
não a necessidade de ter este pacote, indico o yay-bin ou paru-bin o qual ambos já são pré-compilados, bastando somente instalar com os comandos abaixo no caso do yay-bin
.
git clone https://aur.archlinux.org/yay-bin.git
cd yay-bin
makepkg -si
Depois pode remover a pasta yay-bin
A pasta dentro da /home
recebe o pacote baixado, em estado bruto.
Em seguida, eu entrei nessa pasta e, com o último comando, ele baixa o que falta, constrói o pacote, instala.
Depois disso, posso apagar a pasta baixada na /home
, pois não preciso mais dela.
A localização exata dos pacotes “yay” na partição-raiz:
De vez em quando limpo o cache de pacotes baixados e já instalados. – O Arch costuma guardar versões anteriores (para downgrade em caso de necessidade), mas eu não gosto. – Por isso, encontrei só essa pasta (no alto) e esses arquivos (não sei por que alguns parecem repetidos).
obrigado por me responder
Eu aou apenas um iniciante, sabia que existia o AUR, porem parecia ser bem complexo ai decidi deixar para estudar depois, no entando precisei baixar o AUR (en) - gnome-shell-extension-tray-icons-reloaded e o AUR (en) - ttf-ms-win11-auto. na minha busca por conhecimento rapido e raso(apenas para baixar isso e depois iria procurar a fundo sobre o mundo do AUR).
1- Vc comentou que existe o AUR (en) - yay-bin e falou que ele ja vem pronto para baixar, queria saber se ele tem algum defeito (exemplo: vir como os pacotes quebrados )?
2- Posso ter o yay, yay-bin, paur e o paur-bin tudos no meu sistema, sem que dar problema?
3- Vi que falava que o paur é melhor que o yay, devido ser mais rapido, Queria saber se o paur-bin teria alguma diferença em relação ao yay-bin?
4- se caso eu decidir apagar o yay, eu dando um sudo pacman -Rns yay
removeria ele do sistema?
muito obrigado por ajudar com minhas duvidas
Não, nenhum defeito, tanto o Paru quanto o YAY não possuem dependências, alem do git
e o próprio pacman
…
Poder você pode, no entanto é desnecessário, terá apenas um monte de pacotes para fazer a mesma coisa… Mas os binários conflitam com os “compilados”, pois quando instalados são os mesmo. Exemplo o pacote yay-bin
é o mesmo pacote yay
, no entanto o pacman, não irá permitir você instalar os conflitantes…
Minha recomendação é o Paru, mas fique à vontade em escolher outros, segue uma lista comparando os Auxiliares AUR - ArchWiki, lembrando que em alguns casos, à depender de quantos pacotes AUR obtiver, um AUR Helper na minha opinião não se faz necessário…
Sim, o removeria. Pacman | Removendo Pacotes - ArchWiki
@null vlw mesmo por responder minhas duividas
obg
Fico feliz de ter ajudado em alguma coisa.
É o método mais prático: – Começar “de algum jeito”, para depois entender a “teoria”. – É difícil entender a teoria, sem experimentar e praticar.
Usei o Arch durante 4 anos, sem usar o AUR, porque as explicações dão até medo.
Ano passado, o @Rodrigo_Chile publicou um tutorial sobre o Manjaro, instalei, aprendi a usar o pamac
. – Depois disso, tentei a mesma coisa no Arch, não deu muito certo, e optei pelo yay
. – Agora já faz 1 ano que uso o yay
, sem nenhum problema, no Arch.
Concordo com a resposta do @null – não vale a pena ter vários pacotes para fazer a mesma coisa. – Eu acabaria me confundindo, se fizesse isso.
No Manjaro, uso o pamac:
$ pamac update --force-refresh
No Arch, uso o yay
:
$ yay -Sua
(ambos, como usuário comum)
Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.