Já faz um tempo que comecei a utilizar o linux, porém agora gostaria de evoluir o conhecimento, vejá bem, já fiz algumas automação mas não conseguir achar algum lugar de estudo referente ao shell e bash, sei que tem vários cursos no YouTube maior parte pago, teria algum livro ?, tipo atualmente a galera que programa teve que aprender de algum lugar certo ?, não é possível ter adquirido o conhecimento do zero absoluto, onde posso procurar conteúdo grátis?, afinal é linux conhecimento para todos, certo ?
Olá.
onde posso procurar conteúdo grátis?
Eu recomendo aqui mesmo - esse fórum, para alguma dúvida mais específica. Imagino que existam outros bons lugares também…
Pra conteúdo mais geral tem a ArchWiki. E tem a DebianWiki também.
O YouTube tem bastante conteúdo, por exemplo:
tipo atualmente a galera que programa teve que aprender de algum lugar certo ?
Bóson Treinamentos.
Código Fonte TV.
Curso em Vídeo.
Esses canais no YouTube tem bastante conteúdo sobre programação.
Bons estudos! o/
Do Diolinux
Tem um site que checa se seu script tem erros
Sempre jogo meus scripts lá depois de pronto e vou corrigindo.
Acho que existe pluggin para ter essa ferramenta no vscode mas nunca usei.
Interessante.
Valeu por compartilhar.
Esse site na verdade é a versão online de uma ferramenta de terminal. No Arch dá para instalá-la com pacman -S shellcheck, no Fedora com dnf install ShellCheck, etc.
Daí rodar shellcheck script.sh.
Os colegas acima já trouxeram várias fontes de conhecimento excelentes, vou tentar contribuir com o que posso.
Para quem está começando do zero (ou quer solidificar o aprendizado), sugiro um roteiro de três passos. Pular etapas aqui é como tentar construir um castelo de areia na beira do mar! ![]()
Passo 1: O Alicerce (Lógica de Programação)
Antes de escrever if/else no Bash, você precisa entender o raciocínio. Isso vale para qualquer linguagem!
- LIVRO SUGERIDO: “Algoritmos E Lógica Da Programação” (dos autores Gomes, Soares, Concilio e Souza).
- CURSO GRÁTIS ESSENCIAL (VÍDEO): O curso de Lógica de Programação do mestre Gustavo Guanabara é o ponto de partida ideal para quem prefere vídeo:
Passo 2: O Campo de Batalha (O Terminal Linux)
Bash existe dentro do Terminal. Conhecer comandos e ferramentas do Linux (como grep, sed, awk, pipes) é 90% do trabalho no Shell Script.
- LIVRO SUGERIDO: “Shell Linux do Aprendiz ao Administrador” (do Tales Araujo Mendonça e Bruno Gonçalves Araujo). Leia e pratique cada comando!
- CURSO GRÁTIS ESSENCIAL (VÍDEO): O Módulo 1 do curso gratuito “Introdução ao Shell Script” do canal Geofisicando vai te dar o kick-off no terminal:
Passo 3: O Nível Mestre (Scripts Profissionais)
Se você já domina a lógica e o terminal, é hora de escrever scripts legíveis, portáveis e que não quebram.
- LIVROS SUGERIDOS:
- “Shell Script Profissional” (do lendário Aurelio Marinho Jargas).
- “Programação Shell Linux: Referência Definitiva da Linguagem Shell” (do Julio Cezar Neves).
- CURSOS GRÁTIS ESSENCIAIS (VÍDEO):
PS: Você encontra todos os livros na Amazon ou na sua loja preferida de livros na internet a fora.
Acelere o Aprendizado (Cursos Pagos de Referência)
Para quem quer investir um pouco para ter conteúdo estruturado, atualizado e suporte do instrutor:
- Udemy - Shell Script do Básico ao Profissional: Curso completo do Mateus Müller focado em praticidade, muito popular na plataforma.
- SlackJeff - Cursos de Shell e Linux: O SlackJeff é uma referência na comunidade Linux e oferece cursos aprofundados.
Dicas de Ouro para Aprimoramento Constante
Aprender Bash é um processo contínuo. Use estas dicas para afiar o machado:
- Analise Código Profissional: Vá ao GitHub e procure repositórios famosos de ferramentas Linux (como instaladores de ambientes de desktop ou gerenciadores de pacotes alternativos). Ler o código-fonte de um bom shell script é a melhor forma de aprender boas práticas de documentação e portabilidade.
- Use o
ShellCheck: Lembre-se do nosso amigo ShellCheck! Use-o sempre para validar seus scripts e aprender a escrever código que evite falhas e erros comuns de sintaxe e lógica. - Domine
manehelp: Sempre que tiver dúvida sobre um comando (man grep) ou uma estrutura (help while), consulte a documentação nativa do Linux. Ela é a fonte mais precisa.
Espero ter ajudado a comunidade do pinguim com algum conteúdo útil, obrigado! ![]()
![]()
Bastente galera mandando um monte de video massa, mas eu vou dar a real, eu aprendi (e estou aprendendo) bash (e fish tbm) sozinho. Eu ia testanto e etc, se vc ja sabe lógica de programacão, e mt fácil. Com qualque duvida q eu tinha, eu simplesmente perguntava pro chatgpt ou pro gemini, e ia decorar…
Olá Makln!
Cara você vai gostar de mais! Shell Script é vida! Gostaria de reforçar os pontos que o @mozertdev citou, a noções de Lógica de Programação são muito importantes, vai te fornecer uma base que depois vai te proporcionar um entendimento muito mais fácil de qualquer linguagem de programação que você queira aprender.
Vou deixar um link aqui do curso de algorítimo disponibilizado na plataforma de cursos gratuitos professor Gustavo Guanabara.
Sou suspeito de falar dele, pois sou muito fan! Sempre gostei demais do jeito que dele ensinar, considero ele um dos pilares, “um das antigas” da comunidade Linux um grande disseminador de conhecimento.
Depois também dá uma olhada nos demais cursos que tem muita coisa boa lá!
Já recomendaram ali em cima, mas o curso grátis que assisti foi do canal Bóson Treinamentos no YouTube. O professor ensina muito bem e até que avança bastante no que você pode fazer.
Se preferir livros, sempre recomendo The Linux Command Line. É tudo muito bem detalhado e aprofundado, além de ser completamente grátis.
Caso não tenha um conhecimento de inglês, pode ser difícil de seguir por causa de termos técnicos, mas na própria página do site tem um link para uma edição traduzida para o português, mas que ainda está em andamento.
Para mim, ele tem a melhor didática:
Rapá esse cara manja muito heim! Tô assistindo os vídeos… Essa aula sobre a origem do terminal que top! E ainda nem cheguei na parte do Shell script.
Curti também que até o aplicação de slides que ele usa é feita em terminal.
Olá.
Programação Shell Linux de Julio Cezar Neves (livro).
Abraço.