Obtive uma máquina mais antiga da família, equipada com um processador Atom e 16 GB de RAM. Optei por instalar o OpenMediaVault e comecei a configurar o sistema para compartilhamento de arquivos. Além disso, configurei um cliente torrent e tentei implementar um Pihole através do Docker Compose. No entanto, me deparei com várias dificuldades, sendo a principal delas o fato de o OMV utilizar a porta 53, que também é usada pelo Pihole. Como tenho pouco conhecimento nessa área, não consegui fazer com que os dois funcionassem simultaneamente. Por isso, acabei executando a instalação do Pihole na máquina usando o comando “curl -sSL https://install.pi-hole.net | bash”. Alguma sugestão do que mais posso configurar ou quais fontes de aprendizado posso explorar?
2 curtidas
Teoricamente a porta 53 é reservada para tratar de DNS, apesar que porta “reservada” e nada é praticamente a mesma coisa. O que eu posso recomendar é estudar a documentação do Open Midia Vault e do Pi Hole para entender o que eles expõem na porta 53, o pihole eu até consigo perceber, ele funciona como um DNS local, agora é necessário investigar o que o OMV está servindo nessa porta.
Com o docker eu sei que é possível instalar o pihole configurado para a porta 53 internamente denuro do conteiner e atribuir outra porta no host. É possível, só não sei fazer (kkkk), nunca mexi com docker até agora.
1 curtida